2006/10/05

Quando o coração fala mais alto que a razão 2 Sm 11.1-16; 26b

Nestes dias em que vivemos, podemos enxergar uma sociedade corrompida pelos seus próprios desejos, existe uma busca frenética das pessoas para satisfazerem as suas vontades que estão inseridas no mais profundo dos seus corações, onde a razão é ignorada e o coração fala mais alto. Comprovamos esse fato ao relembrar-mos a trágica história de âmbito mundial, a história de amor e dinheiro que envolveram a morte do casal Richthofen, onde a filha Suzane Richthofen, junto com o seu namorado assassinou seus pais, para viver uma história de amor. Infelizmente e sobre tudo trágico o coração falou mais alto do que a razão.

Queridos a Palavra de Deus é maravilhosa, ela nos ensina, nos exorta e através deste texto ela nos mostra que quando o coração fala mais alto do que a razão as conseqüências são desastrosas.

Vamos aprender essa verdade com o rei Davi, homem segundo o coração de Deus, mas que também andou segundo o coração dos homens.

Quando o coração fala mais alto do que a razão, deixamos de enxergar a vontade de Deus e consequentemente de andarmos debaixo de sua vontade para andarmos segundo os nossos desejos. Davi era o rei e deveria defender o povo e a nação, a bíblia diz no vs 1 que no tempo em que os reis faziam guerra, Davi enviou o seu exercito, mas não foi, pois ficou descansando e dormiu até tarde e por conta de ter tomado essa atitude de satisfazer a sua vontade e não estar a onde Deus queria que ele estivesse, que era estar na frente a batalha, ele sofreu dura conseqüência.

Davi insanamente guiado pelo seu coração a satisfazer o desejo de sua carne, ignorou aquilo que ele tinha de mais importante a lei de Deus e uma sucessão de erros e princípios foram quebrados vejamos alguns:

Versículo 1 era para ele ter saído a guerrear mas não foi.

Versículo 2 Davi cobiçou a mulher de Urias seu servo fiel, quebrando o mandamento de Êxodo 20.17 que diz: “Não cobiçaras.”

Versículo 4 Davi adulterou com Beteseba, quebrando o mandamento de Êxodo 20.14 “Não adulterarás”.

Versículo 6-16 Davi maquinou um maquiavélico plano para tirar a vida de Urias, quebrando o mandamento de Êxodo 20.13 “não mataras”

Queridos quando o coração fala mais alto do que a razão, não ligamos mais para a lei do Senhor.

Jeremias em seu livro já dizia que o coração do homem é enganoso e a palavra de Deus ainda nos orienta que devemos guardar o nosso coração porque deles procede os maus designo.

Queridos quantas pessoas temos vistos hoje, abatidas, cansadas, desanimadas, perdidas, frustradas, sofrendo por conta de ter dado ouvido e seguido o seu coração, infelizmente também muitos irmãos em Cristo tem se encontrado nessa situação por ter abandonado centro da vontade de Deus, para seguir o caminho do seu coração e assim como o rei Davi, homem segundo o coração de Deus, mas que andou segundo o coração dos homens, vocês também tem andado segundo o coração de homens, segundo o curso desse mundo, de um basta nessa situação e volte para o centra da vontade do Pai e assim como Davi confesse o seu pecado e diga: “Pois eu conheço bem os meus erros e o meu pecado esta sempre diante de mim, contra ti pequei, somente contra ti fiz o que detestas” Sl51.3-4

 

Fique na Paz de Cristo!!!

 

Marcelo Navarro



O Windows Live Spaces está aqui! Descubra como é fácil criar seu espaço na Web e sua rede amigos. Confira!

Nenhum comentário: