2006/10/04

Sucesso Mt 4.1-11

O que é uma pessoa bem sucedida?

A palavra sucesso tem muitos significados, mas em nossa cultura sucesso significa a conquista de três coisas ou pelo menos uma dessas três:

· Riqueza (dinheiro, autoridade, influência e poder)

· Satisfação (carnal, busca do bem estar, prazer)

· Prestigio (fama, glória, reconhecimento)

Queridos muitas pessoas tem sucumbido diante das tentações de satanás. Porém dentre muitas tentações que nos sobrevem, nenhuma tem tanta eficácia como essas três, aprisionando pessoas em tais pecados.

No texto de Mt 4.1-11 vemos que há 2000 anos atrás, esses três indicadores de sucesso foram usados como instrumentos malignos nas mãos do diabo para tentar frustar os planos Divino em relação a Cristo.

Hoje esses instrumentos ainda são utilizados pelo inimigo para nos destruir e acabar com nossas vidas e ministérios e infelizmente muitos crentes tem sucumbido na corrida pelo sucesso.

1 “manda que essas pedras se transformem em pães” (satisfação, busca de Prazer)

Jesus estava jejuando 40 dias e 40 noites e teve fome e naquele momento satanás o insta a usar do seu poder em benefício próprio para satisfazer o desejo de sua carne e saciar a sua fome.

Quantas pessoas tem corrido no seu dia a dia atrás da satisfação pessoal, do prazer e do seu bem estar e usam tudo que esta em suas mãos em benefício próprio, para satisfazerem os seus desejos carnais e sentir o doce sabor do pecado. Quantas pessoas abandonam a Cristo por escolherem viver uma vida de prazeres momentâneos longe dos braços do Pai.

Mas Cristo não agiu dessa maneira não pensou somente nele e não se dobrou ao seu desejo antes satisfez o desejo do pai. Penso que em seu coração podia estar recitando o salmo 37.4:

“agrada-te do Senhor e Ele satisfará o desejo do teu coração”

Queridos Deus conhece seus desejos porisso você precisa deixa-los nas mãos dEle, e fazer o que lhe agrada e no tempo certo na hora certa e do jeito certo, Ele satisfará o seu desejo.

2 “Se és filho de Deus, atira- te daqui” ( prestigio, fama, glória)

satanás sabia que Jesus era filho do Deus vivo, porém ele mesmo assim coloca em cheque a paternidade de Cristo ou seja o seu prestigio, ele queria que Jesus prova-se a ele que ele era filho de Deus.

satanás estava querendo gerar duvida no coração de Cristo, que se comprovaria se Jesus tive-se provado a ele a sua paternidade.

Irmãos nessa época em que vivemos onde as pessoas estão ficando cada vez mais individualistas e muito mais egoístas, e a busca pelo reconhecimento e auto afirmação é uma característica predominante na sociedade moderna, muitas pessoas fazem e tem feito, qualquer coisa para obter prestigio, fama, glória e sem se importarem, passam por cima da familia, amigos e de princípios e muitas vezes princípios cristãos, para se tornarem reconhecidos.

Cristo não precisava de auto afirmação, nem de prestigio, por que ele sabia a quem pertencia e a chave amados para não cairmos nesse engodo de satanás é esta “quando sabemos a quem pertencemos sabemos como devemos andar.”

Muitos cristãos sejam eles pastores, missionários, levitas, presbiteros, diaconos ou apenas membros, tem buscado reconhecimento de homens e corrido atras de prestigio e muitos que enrredam por esse caminho estreito andam errante por um caminho que não leva a cristo. Não precisamos provar nada a ninguem e nem a nós mesmos precisamos apenas lembrar aquem pertencemos.

3 “tudo isto te darei se prostrado me adorares” (riqueza, poder autoridade influência)

Em nossa sociedade capitalista onde o sucesso é sinonimo de riqueza, poder e influência, muitas pessoas são levadas a correr de uma maneira frenética atras dela, se prostrando diante do deus Mamom. A busca frenética por dinheiro vem ceifando famílias inteiras, inclusive famílias cristãs, que por não terem tempo para o seus entes queridos muitos estão fracos na fé por não terem tempo em comungar com Deus esquecendo da palavra do salmista no sl 19 vs 10 que diz: que a palavra de Deus é mais desejável do que o ouro, mais do que muito ouro depurado”.

Enfim podemos enxergar através deste texto que ser bem sucedido não quer dizer que estamos indo pelo caminho certo ou seja ser rico, ter prestigio e ter satisfação não é uma evidencia ou um sinal determinante da da benção e aprovação de Deus pelo contrario sucesso aos olhos de Cristo é obedecere fazer a vontade do Pai.

Fique na Paz de Cristo!!!

Marcelo Navarro




Busque em qualquer página da Web com alta proteção. Obtenha o Windows Live Toolbar GRATUITO ainda hoje! Experimente agora!

Nenhum comentário: