2006/10/03

A TEMPESTADE QUE NOS ALCANÇA POR NÃO DAR-MOS CRÉDITO A VOZ CERTA AT 27.1-44

       Com certeza todos vocês já leram esse relato bíblico onde Paulo apelando para Cesar é entregue nas mãos dos soldados para ser levado até Roma e ali ser interrogado por Cesar. E saindo do porto de Sidom a caminho de seu destino o navio a qual Paulo se encontrava deparou-se contra uma grande tempestade que levou o navio a pique e todos os homens ao mar, que nadaram para uma ilha próxima chamada malta.
Amados talvez você já tenha lido esse relato e para você é apenas um relato histórico narrando um acontecimento, como tantos outros narrados na palavra de Deus no livro de Atos, entretanto querido leitor, essa narrativa é cercada de ensinamentos e princípios maravilhosos que muitas vezes não enxergamos a primeira leitura mas que pode fazer grande diferença em nossas vidas.
Talvez você não saiba o que é passar por uma grande tempestade em alto mar durante 14 dias e 14 noites sendo fustigado por um tufão que sobrevêm de repente sobre o seu navio tirando a esperança de sua vida como foi tirado daqueles homens. Mas tenho certeza que muitos de Vocês já experimentaram ou tem experimentado o furor dessa tempestade em sua vida financeira, emocional, familiar, conjugal, e principalmente espiritual, que vem de surpresa e nos pega desprevenidos e brinca com as nossas vidas e nos joga de lá para cá assim como o navio é jogado pelas ondas do mar em meio a tempestade e assim como acontece com um barco atropelado por essa tempestade os nossos “mastros” são despedaçados (ou seja princípios são destruídos), as nossas velas são arrancadas violentamente pelo vento (ou seja nossas vontades de seguir em frente o nosso sentido de caminhar). Quem sabe, você esteja refletindo sobre isso e dizendo é verdade eu estou vivendo essa tempestade em minha vida e se pergunta mas porque isto está acontecendo comigo?
Querido uma dessas respostas se encontra no vs 10 e 11, muitas vezes entramos nessas tempestades porque não ouvimos a voz certa, damos mais credito a um estranho do que a um amigo, damos mais credito as pessoas do que a Deus. Foi isso que aconteceu com aquela embarcação, Paulo tinha avisado!!! Tentou persuadi-los a ficar na cidade de bons portos, ele era uma pessoa viajada possivelmente tinha experiência de navegação, no entanto o centurião deu mais credito ao mestre do navio e por causa disso eles pagaram um grande preço.
Muitas de nossas lutas sobrevêm por que não ouvimos a vos certa, Deus nos manda fazer assim, porem fazemos aquilo que vemos outras pessoas fazendo e não fazemos como Deus nos orientou a fazer. Deus nos diz vai por ali, porem eu e você ouvimos outros que dizem vai por ali e por ali seguimos, no primeiro momento achamos que vai dar certo e vamos conseguir chegar onde desejamos, percebemos o quão estávamos errados, puro engano e ai vemos os tufões da vida a nos cercar. ( vs 13 e 14)
Perceba o que acontece quando a tempestade nos pega de surpresa vs15 “não podemos resistir e somos deixados levar pelo vento” perdemos nossas forças desistimos de lutar e deixamo-nos levar pela situação. Se você ainda não entrou na tempestade e não quer que ela te alcance, preste atenção e guarde o que eu vou dizer no seu coração “ouça a voz certa”
Agora se você já está navegando em águas turbulentas e está no meio de uma tempestade, é preciso dar alguns passos para sair dela antes que ela afunde o seu barco.
1º passo: vs 23 saber a quem você pertence e a quem você serve.
Querido você pertence a Deus e é a Ele quem você deve servir a Ele quem você deve honrar a Ele que você deve buscar e é só Ele que pode tira-lo ou tira-la dessa tempestade, Paulo sabia disso e nisso ele cria.
2º passo: vs 25 Confiar em Deus.
Para sair da tempestade é preciso confiar em Deus. Deixe Ele agir para você ver o milagre, porem muitas pessoas agem como os marinheiros agiram, começam procurar soluções para escaparem da morte que era certa, (16 a 19 ler) começaram lançar tudo em auto mar se desfazendo de tudo. Quantas pessoas procuram resolver seus próprios problemas e para sair de uma tempestade financeira, vendem a tv, o som, o carro depois a casa e quando se apercebem venderam tudo que tinham e ainda estão devendo, outros para resolver seus problemas familiares ou conjugais, espirituais ou seja qual for o problema, assim como os marinheiros tentam fugir do barco (30) e deixam o problema para trás sem resolver.
Nunca sairemos de nenhum problema e nunca venceremos as tempestades se não confiarmos em Deus vs 31.
3º passo nos alimentarmos espiritualmente 34.
É preciso orar, ler a palavra de Deus para recobrar o nosso ânimo, a nossa força. Precisamos nos alimentar da Palavra de Deus para sobrevivermos contra as tempestades que nos afligem. “comer para sobreviver”

Fique na Paz de Cristo!!!
Marcelo Navarro

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom há sua pregação sobe a tempestade da nossa vida ,estou vivendo uma hoje nesse momento,tenho que realmente orar e le a palavra de DEUS ,pois so o senhor pode nos tirar da tempestade em que nos encontramos,que DEUS te abençoe muito mais e a graça dele esteja na sua vida a cada dia

Unknown disse...

Excelente mensagem nos alerta a quem recorrer na hora que a tempestade chegar à nossa vida.