2010/10/26

Tema: Há três grandes perigos na vida de um discípulo de Cristo. (1)

Texto: Mateus 6.19-24

1) As finanças;   

O que Jesus falou sobre esse tema.

"Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. São os teus olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará. Não podeis servir a Deus e as riquezas."

Esse texto, diferente do que muitos pensam, não é somente para os ricos. Mas para ricos e pobres. A riqueza tem a característica da crescente ganância.  Quanto mais se tem, mais se quer. A pobreza tem característica do crescente desânimo, preocupação, pouca fé e depressão.

 

Fé e finanças no reino de Deus.

Sem dúvida nenhuma, o dinheiro é uma das principais armas de Satanás, para derrotar o crente e tirar o seu sossego, a sua paz. E, infelizmente, nós vemos muitos irmãos que têm suas vidas desorganizadas no aspecto financeiro. Será que isto está dentro da vontade de Deus, para suas vidas? É claro que não!

A Bíblia mantém princípios bem definidos, acerca das finanças. Se forem observados, o sucesso (ser bem sucedido do ponto de vista de Deus) será certo; se não forem, as dificuldades certamente virão.

Deus confia a cada um de nós certos recursos e capacidades, e espera que sejamos bons mordomos daquilo que possuímos. Quando Deus criou a terra e tudo que nela há, ele criou o homem para que esse fosse o mantenedor ou mordomo.

Mordomo à administrador de bens, criado principal.

A função do mordomo é ser um servo fiel. Tudo o que temos pertence a Deus. Nossa casa, nosso carro, nosso dinheiro, nossa família, a roupa que usamos a comida que temos na mesa. Nosso corpo não é nosso – ele voltará para o pó da terra.

O que precisa ficar claro em nossos corações que somos despenseiros do Senhor, ou seja, somos seus administradores fiéis. (1 Co.4:2: "O que se requer dos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel").

Muitos crentes, vivendo desorganizadamente no aspecto financeiro muitas vezes endividados, não apenas impedem a si mesmos de servirem a Deus, mas também vivem afligidos; sentem a aflição de ver as contas amontoando no final do mês, sabendo que não têm o dinheiro para saldá-las imediatamente. Deus sabia que sofreríamos este tipo de pressão e não queria ver-nos envolvidos nisso. Por isso, Sua Palavra diz: "A ninguém fiqueis devendo coisa alguma" (Rm. 13:8). E fez apenas uma exceção: nossa dívida de amor. Esta é a única dívida que precisamos estar constantemente pagando e nunca terminaremos de pagar.

Muitos desperdiçam seu dinheiro por falta de critérios no manejamento. O desleixo no emprego do dinheiro pode ser pela desatenção para com o dinheiro em si, e pela negligência em relação àquilo que possuímos.

Muitas pessoas são desleixadas com seu dinheiro. Não prestam atenção à maneira como gastam. Sua reclamação típica é a seguinte: "Não sei onde foi parar o meu dinheiro este mês!"- Temos que nos lembrar de um adágio que diz: "Quem quiser administrar seus bens corretamente, não pode se perguntar aonde foi parar o dinheiro; ele é que tem que dizer para onde o dinheiro deve ir".

Depois que uma pessoa levou alguns anos para chegar a um ponto de confusão financeira, tem que esperar e talvez dar a Deus algum tempo para operar em sua vida e livrá-la dessa confusão

E o primeiro passo párea sairmos dessa confusão é entregarmos o dizimo. O dízimo é oferta de gratidão pelo que Deus já fez em nossas vidas. Quando não entregamos o nosso dízimo, o que estamos dizendo é: Senhor eu não creio em ti. Tu não és o Senhor da minha vida. Sou um administrador infiel Pai.

Se não dizimamos Deus deixa de ser o Senhor das nossas vidas. Quem tem o poder sobre ela então? Quando isso acontece damos legalidade para satanás agir em nossas vidas.

Joel 1.4 diz "O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu o gafanhoto destruidor".

Malaquias 3.6-9 à Não dizimar é tornar-se ladrão de Deus.

Você está trazendo maldição sobre a tua vida.

 

O que não é o dízimo e O que não é oferta, no reino de Deus?

à Não é PAGAMENTO é sinal de GRAÇA.

à Você não oferta para receber mais, mas em gratidão pelo que Deus já fez em sua vida.

à Dizimar não significa prosperar financeiramente. "Depois que passei a ofertar me tornei um empresário, troquei de carro, comprei uma casa na praia".

É um compromisso com seus irmãos onde você congrega.

 

1)              NÃO VALORIZE O QUE É EFÊMERO.

 

Efêmero: Passageiro, não dura, tem fim.

Ao considerar esse ensino de Jesus fica muito evidente o quanto era importante para Ele, como ainda é, reconstruir os nossos valores. Muitos esquecem que após atravessar a porta estreita ainda nos espera o caminho apertado. E devido a esse "esquecimento" é bastante comum permanecermos valorizando aquilo que já não mais deveria ter valor.

De "bate-pronto" me responda: Televisão ou leitura bíblica? Entretenimento ou serviço? Demais coisas ou Reino de Deus? Benefício ou compromisso? Receber ou dar? "Olho por olho, dente por dente" ou a outra face? Poderíamos ir muito além, mas simplesmente seja honesto (a), quais são os teus atuais valores: ainda são os teus ou já são os de Jesus?!

Tenho por certo que o Mestre estava indicando a natureza destrutível dos tesouros acumulados sobre a terra quando fez essas comparações: Traça, ferrugem, escavar e roubar!

Exatamente isso, tesouros destrutíveis! Esperança depositada sobre aqueles ou aquilo que não pode dar esperança. Segurança firmada sobre pessoas e circunstâncias que ao menor sinal de mudança frustram as mais confiáveis expectativas. Realização buscada nas futilidades daqueles ou daquilo que é extremamente passageiro. Tesouros destrutíveis!

Conquistas esplendorosas sem despojos eternos!

Vitórias expressivas sem troféus e medalhas inesquecíveis!

Bênçãos surpreendentes sem transformação que perdure!

Satisfação imediata sem valores perpétuos!

Isso mesmo, tesouros sobre a terra, tesouros destrutíveis!

Podemos levar alguma coisa dessa terra?

A roupa que usamos hoje, não será a mesma de amanhã. Ela desgasta. Os bens são corruptíveis. Nem o homem mais rico, nem o mais miserável sobre a face da terra poderá levar qualquer coisa daqui. Jesus disse: Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra.

Mas o que nós fazemos?

Está incutido em nossa sociedade que devemos acumular bens. Vivemos numa sociedade que se valoriza o ter e não o ser. Se você tem você é!

Exemplo: Eu entrando numa loja de motos. Não fui atendido. Porque esta mal arrumado. Essa é a sociedade que vivemos, É triste ter que afirmar, mas as igrejas assimilaram esse principio. Se valoriza o que tem e não o que é.

O discípulo de Jesus precisa compreender que é insensato acumular propriedades e bens terrenos. Pois a traça e a ferrugem corroem! Ferrugem = grego à Brosis também traduzido por caruncho. A idéia aqui é de baús de madeira onde se guardavam as preciosidades. Esses baús podem ser perfurados pelo caruncho e traça. Exemplo do feijão

O que Jesus está dizendo para seus discípulos é o seguinte. Não valorize o que é efêmero. Baú (proteção, segurança) é corruptível. Queira você ou não queira ele vai ser corroído.

O que você tem feito de baú em sua vida? Qual é o lugar seguro onde você deposita a sua riqueza?

 

 

 

 

2)               INVISTA NAS COISAS DO ALTO.

 

"Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu".

TESOUROS NO CÉU

1. Fé em Jesus Cristo. O primeiro e maior de todos os tesouros é o que garante nossa entrada no céu. Salvação em Jesus Cristo. "Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus." Jo.3:18. Temos que investir em nossa fé, alimentar nossa fé, para não perdermos este tesouro. ´...desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor.` Fil.2:12.

2. Vidas. Quando alcançamos vidas para Deus estamos acumulando tesouros no céu para nós. A Bíblia afirma que uma alma vale mais do que o mundo todo. "O que ganha almas é sábio` Pv.11:30. ´Meus irmãos, se alguém entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados." Tig.5:20; Ez. 3:19.

3. Finanças. Quando investimos do nosso dinheiro no reino de Deus estamos acumulando um tesouro eterno nos céus. "Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito." Fil.4:17. "As tuas orações e as tuas esmolas tem subido diante de mim." At. 10:4.

No que investimos nosso dinheiro? Já parou para pensar como a nossa mente trabalha a respeito disso?

O dízimo parece mais uma obrigação – esquecemos que é uma benção que Deus nos deixou participar.

Ele é o dono do ouro e da prata, mas deixou que participássemos da benção de contribuir. Um torcedor de futebol e um cristão. O time lançou uma nova camiseta. Custo 199,00 reais.  A igreja lançou uma campanha para a compra de um terreno. Será que o cristão ofertaria esse valor, com o mesmo sentimento do torcedor? Percebeu como temos dificuldade para investirmos no reino?

A conversão genuína passa pela nossa vida financeira.  "E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico... E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado... E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão." Lucas 19. 2,8-9.

Precisamos dessa libertação em nossas vidas para investir nas coisas do alto. Não estou falando em dar tudo o que você tem, mas ofertar de coração, ofertar com alegria, ofertar compreendendo que é dádiva do Senhor, ofertar investindo no reino. O que temos, bens e finanças, deve ser administrado com responsabilidade perante Deus. O verdadeiro cristão não vive escravizado por mâmon.

 

 

3)              LIBERTE-SE DA TIRANIA DE MÂMON.

 

"Não podeis servir a Deus e as (Mâmon) riquezas."

Tirania = injustiça, crueldade, violência, poder, domínio, opressão.

Mâmon = denominação dada por Jesus ao deus do dinheiro. Como esse espírito opera?

O mundo atual se diz livre dos zilhões de deuses pagãos de antigamente (com exceção da índia e seu hinduísmo, onde predominam mais de 15 mil divindades). A cultura capitalista se vê cada vez mais longe das religiões devido aos grandes avanços tecnológicos e os alegados "progressos" científicos. Assim, alega-se que o ser humano em breve estará totalmente livre dos deuses e das religiões… Quanta cegueira e autoengano…  Esquecem que toda a história humana é cíclica e só mudam os personagens, porque desde que o ser humano pisou na terra, ele tem sido o mesmo de sempre.

A verdade é que os deuses antigos ressurgiram e talvez com mais força do que antigamente. Já não estão em estátuas ou pictogramas, mas na ideologia social, o que significa que mesmo aqueles que se declaram ateus e sem religião estão sujeitos a eles. O mundo não percebe, mas os deuses estão vagando pela terra nesse exato momento, propagados pela mídia e pela globalização. Os mesmos deuses das civilizações que chamamos de "primitivas" e "ignorantes" retornaram do além, das fronteiras da história. Sim, os mesmos que exigiam sacrifícios de crianças, libações e prostituição cultual estão entre nós, uma civilização teoricamente mais civilizada, mais avançada… 

Quem são esses deuses afinal? O nome deles variavam de cultura a cultura, mas em essência eram todos a mesma coisa: uma ideologia concretizada e materializada em uma religião. Agora não precisamos mais de materializá-los em estátuas, basta que passamos sua filosofia para frente e o mundo se curvará diante deles.

MAMOM

Quem acha que está livre de religião e não adora a nenhum deus, mas tem grande apreço pelo capitalismo e o consumismo deve pensar duas vezes antes de sair se declarando ateu. Mamom é uma palavra hebraica para tudo que personifica dinheiro. O capitalismo moderno define que para ser feliz é preciso comprar, vender e ter dinheiro e em quantidades cada vez maiores. Nunca na história da humanidade correu tanto dinheiro como corre hoje em nossos comércios, bancos e bolsas de valores. Isso implica que a idolatria a Mamom em nossos dias é mais forte do que nunca…

Porém, a filosofia de Mamom não se resume ao dinheiro, este é apenas um objeto canalizador da verdadeira natureza do deus Mamom: o egocentrismo. Diz um ditado popular que dinheiro é poder. Assim, Mamom é Baal. Logo, Mamom e Baal são a mesma coisa, a diferença é que Mamom é a segunda pessoa da Trindade…  De fato, não é novidade pra ninguém que dinheiro e poder caminham juntos. Quanto mais dinheiro, mais poder e vice-versa.  E ambos são alimentados pelo ego.

A sociedade moderna nos quer convencer que dinheiro é felicidade ao mesmo tempo em que dinheiro é o que movimenta toda a maldade humana… quanta incoerência! Com dinheiro se compra vidas, se vende vidas, se troca vidas. É pelo dinheiro que o tráfico de todos os tipos se movimenta, é por dinheiro que muitos casamentos vão por água abaixo, é por dinheiro que os políticos se corrompem, é por dinheiro ou pela falta dele que milhões de pessoas passam fome, é por dinheiro que se fazem guerras, enfim, desde que o homem (ou o diabo mesmo) inventou essa praga chamada dinheiro (um conceito que se olharmos bem profundamente não tem razão de existir) o mundo tem se tornado cada dia pior. Dinheiro tem sido um estigma terrível para a sociedade, no entanto o sistema atual é o sistema mais dependente de dinheiro da história.

Novamente, até nas igrejas Mamom está. A Teologia da Prosperidade alimenta o ego dos pastores e sua ambição por dinheiro fácil, enquanto alimenta o mesmo desejo das ovelhas. Mamom tem se disfarçado de Jesus e enganado milhões de pessoas que estão em busca de receber algo de Deus, mas não estão dispostas a obedecê-lo.

Nunca uma civilização se ajoelhou tanto diante de Mamom como se ajoelha nossa sociedade moderna.  E por quê? Porque nossa cultura globalizada se baseia no imediatismo do "eu" e do "meu". A globalização e a grande oferta financeira fizeram com que as pessoas olhassem para si mesmas, a ficarem cada vez mais egocêntricas. Este é o poder escravizante de Mamom, fechar as pessoas em si mesmas tornando-as egocentricas. Mamom cria uma estrutura escravocrata onde os próprios escravos se escravizam…

O Evangelho de Jesus faz justamente o contrário. Ele transforma o ser humano de forma que este se interesse por fazer o bem ao seu próximo, a fim de construir uma sociedade revolucionária, não mais baseada no egocentrismo nem em sistemas egocêntricos de governo, mas baseada no amor mútuo e verdadeiro, no serviço e no compromisso. Não uma sociedade baseada no eu e no meu, mas em nós e no nosso. A essa sociedade, Jesus deu o nome de igreja.  Em essência, o Evangelho veio para nos libertar das cadeias que nós mesmos construímos.

Jesus alerta: "São os olhos a Lâmpada do corpo". Os olhos são a porta de entrada do nosso coração. Compra por impulso – isso não é normal, mas sim é a ação de mâmon. Os olhos se encantam a mente e diz: Eu preciso disso! O coração deseja.

Exemplos diversos à roupas, perfumes, carros, supérfluos, lanches, etc.

Internet à Quanto tempo vivemos sem ela, e hoje dizemos que não podemos viver sem ela em nossas vidas. Libertar-se de mâmon não é ser pobre!

Uma pessoa pode ser rica e mesmo assim ser livre para servir a Deus – não está preso as coisas materiais. Uma pessoa pode ganhar pouco e estar escravizado por Mâmon. A libertação de mâmon está relacionada com o nosso coração. Jesus disse: "Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração". O seu coração está em que lugar amado? Valorizando as coisas efêmeras ou nas coisas que são do alto?

Se nosso coração não estiver voltado para o Senhor, estará voltado para Mâmon. Os olhos em Mâmon transforma o dinheiro em maldição. Conseqüência é um coração escravizado pela cobiça. Uma alma sufocada pelo dinheiro. Quem vive escravizado por mâmon não descansa. Você já perdeu noites de sono por conta de dinheiro? Você já fez de tudo para comprar algo que não tinha condições de comprar?

Quando há esses sintomas em nossa vida. É hora de libertar-se da escravidão de mâmon! Mâmon nos escraviza de tal maneira que somos fascinados pelas coisas materiais. Esse fascínio é tão grande que o ser humano erra o alvo da sua vida.

 

CONCLUSÃO.

A Palavra de Deus é completa e perfeita. Nela encontramos o padrão de Deus para cada área de nossas vidas, inclusive sobre valores, gastos, economias etc...

Das 38 parábolas, 16 falam sobre dinheiro e posses; Na Bíblia há 500 versículos sobre oração, menos de 500 sobre fé e cerca de 2.350 versículos sobre dinheiro e posses. Se o Senhor falou tanto sobre esse assunto é porque Ele deseja que conheçamos a Sua perspectiva a respeito dessa área da vida. Deus quer que sejamos livres da escravidão que Satanás "pode" nos impor quando não obedecemos aos princípios bíblicos estabelecidos para esta área. Por isso situe: Qual nossa situação atual em relação às finanças? Onde quer que você esteja, Deus irá operar maravilhas, mas primeiro se entregue ao amor do Pai.

O que falamos nessa noite tem haver com a vida de todos os cristãos. Se o dinheiro rouba o nosso sono. Tira a nossa paz. Inquieta o espírito. Cria confusão e discórdia.

Precisamos, urgentemente, resgatar o verdadeiro sentido que ele deve ter em nossas vidas. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará. Não podeis servir a Deus e a Mâmon!

Nós precisamos compreender, que nosso compromisso com Deus não afeta apenas nossa vida espiritual, mas, também, todos os aspectos de nossa existência. Em outras palavras, quando dedicamos nossa vida a Cristo, tudo que temos é dele.

Quem você escolhe servir??? Ser um dizimista é lutar contra mamom. Dar a Deus o dízimo e as primícias é um reconhecimento de que tudo pertence a Ele. Não há desculpa para não ser dizimista. Eu ganho muito, eu ganho pouco, tenho contas para pagar.

Jesus disse assim: "Dê, e será dado a ti; boa medida, recalcada, sacudida e transbordante..." Lucas 6:38.

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes." Malaquias 3:10.

"E o seu Senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor." Mateus 25:21.

Seja um dizimista fiel e veja Deus derramar das suas bênçãos sem medidas. Se liberte da escravidão de Mâmon.   Que Deus nos abençoe.


 

Nenhum comentário: