2010/10/26

Tema: Um ministério vitorioso.

Texto:  2 Tm 4.6-9

 

Quem foi Paulo?

·        O maior teólogo, o maior Pastor, missionário, plantador de Igrejas. O cristão mais bem sucedido do mundo. Sua carreira cristã foi a mais espantosa da história da humanidade.

·        Dos 27 Livros do NT 13 foram escritos por ele.

·        Um homem inteligente que trafegava no conhecimento do saber com muita facilidade.

·        Influenciou grandiosamente o cristão de sua época e ainda o faz hoje através de seus escritos.

·        Um homem de estrema cultura.

A bíblia nos da mais algumas informações sobre ele:

At 22.3 "Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois."

·    Judeu nascido em Tarso

·    Rabino Judaico ensinado aos pés de Gamaliel

At 16.37 "Mas Paulo replicou: Açoitaram-nos publicamente e, sem sermos condenados, sendo homens romanos,"

·        Cidadão Romano

Gl 1.14 extremamente zeloso e se destacou de seus companheiros fariseus

 "E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais."

De tão zeloso tornou-se o maior perseguidor da Igreja "tornou-se uma fera selvagem"

 At 9.1 "E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote."

 Esse verbo respirar no grego da a entender como respirar de um predador em cima de sua presa, um animal selvagem a espreita de sua vitima.

Saulo era como uma fera Selvagem, ele respirava ameaças de morta contra a Igreja do senhor.

·              Gl 1.13 devastava a Igreja de Deus  "Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a devastava."

·              1 Tm 1.13 Isolente, Blasfemo, Perseguidor  "A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e insolente"

·              At 8.3 Assolava a Igreja prendendo Homens e Mulheres entrando em suas casas   "E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão."

·              At 9.13 ele era temido pelos seus males "E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;"

·              At 9.21 exterminava aqueles que criam "E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém exterminava os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?

·              At 22.4 homem truculento teimoso, maldoso "E persegui este caminho até à morte, prendendo, e pondo em prisões, tanto homens como mulheres,"

·              At 26.9  não fazia mal só aso que criam , mas falaca contra o próprio Cristo "Bem tinha eu imaginado que contra o nome de Jesus Nazareno devia eu praticar muitos atos"

·              At 26.10  autorizava e apoiava a morte dos cristãos "e quando os matavam eu dava o meu voto contra eles."

·              A t 26.11  não respeitava nem o templo e mesmo dentro dele perseguia os cristãos e não só praticava brutalidades físicas, mas também psicológicas fazendo eles blasfemarem e até por cidades estranhas ele andou perseguindo os cristãos se transformou em um verdadeio assassino em série "E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui."

Era um selvagem um touro indomável, ninguém podia com Saulo. Mas em atos 26.13-15 a história muda aleluia o domador de touro celestial domou aquele homem Cristo domou aquele coração sombrio.

 At 26.13-15 "13 Ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo.

14 E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.

15 E disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;"

 E cego foi lavado até Ananias e perseguidor tornou-se membro do corpo. Epassa a  ser um pregador cheio do Espírito Santo

"E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus." At 9.20

No versículo 20 ele afirmava e no 22 ele demonstrava. Todos nós sabemos que afirmar e demonstrar são duas coisa bem distintas. Demonstrar é provar através de conceitos teológicos que sua tese ou seja sua afirmação era verdadeira. Será que isso foi de um dia para o outro quanto tempo levou do vcs 20 ao 22

"20 E logo nas sinagogas pregava a Cristo, AFIRMANDO que este é o Filho de Deus.21 E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?22 Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, DEMONSTRANDO que aquele era o Cristo."

Gl 1.-17-18 conforme este texto Saulo foi para Arábia ficou 3 anos. Assim como Jesus havia passado 3 anos com seus discípulos Saulo foi discipulado pelo Espírito durante estes 3 anos

"Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias."

Chegando em Jerusalém Saulo achou estava sobre ele a missão de conduzir os Judeus a Cristo, pois Deus havia feito tão grande obra em sua vida por nada. De fato ele era o mais gabaritado entre os apóstolos para trafegar entre os judeus e os filósofos daquela época.

No entanto Saulo aprendeu uma dura lição em Jerusalém, ele aprendeu que na nova aliança Deus não dependia dele e nem de seu saber , mas sim de Cristo, que não era na força de seu braço mas sim no poder de Cristo.

At 9.26 os apóstolos bateram a porta na sua cara, não o aceitaram no primeiro momento. "E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo."

 Saulo deixa seu nome judeu e passa a usar seu nome romano e Começa a pregar, mas logo arranjou inimigos que queriam a sua morte e teve que ser levado pelos irmãos contra a sua vontade até Cesárea e Dali ara Tarses contra a sua vontade "Sabendo-o, porém, os irmãos, o acompanharam até Cesárea, e o enviaram a Tarso." At 9.30 no VS 31 diz; "Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo."  O pior irmãos não é achar que a obra depende de nós mas é constatar que sem a nossa presença as coisas andam melhor.

E conforme Gálatas 2.1 ele ficou lá mais ou menos uns 14 anos "DEPOIS, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé"  foram 14 anos de molho.

 Deus estava trabalhando 1ª nele, para que depois trabalha-se através dele e foi nesse período que Saulo aprendeu "que tudo depende de Deus"  Não há espaço parta projeção do homem... não queira a glória de Deus pra você... porque ela pertence a Deus.

At 13.2-3 "E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram." Paulo foi separado junto com barnabé e foi na reserva porque barnabé era como se fosse o seu tutor.

E a partir dai Paulo foi:

·        Apedrejado dado como morto At 14.19

·         At 16.19 Foi açoitado mais de 3 vezes o que corresponde 156 chibatadas todas elas deixavam marcas, cicatrizes  "porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus." Gl 6.17

·         Sofreu naufrágio quando estava a caminho de Roma, ficando por um tempo em uma ilha chamada malta ao qual foi picado por uma víbora, além desse sofreu mais 2 naufrágios 2 Co 11.25

·        Foi preso várias vezes sendo a ultima em Roma onde ficou por período de 2 anos preso em sua própria casa, acompanhado dos guardas do governo. Foi solto e depois preso definitivamente em uma masmorra fria escura e úmida preso de supetão a mandato de Nero que havia culpado os cristãos pelo fogo que ele mesmo havia colocado na cidade e Paulo era tido como o maior criminoso que liderava a seita do Cristianismo.

E aqui chegamos irmãos ao contexto de 2 Tm 4. porque foi ali naquela masmorra fria, nojenta, imunda que o maior cristão de todos os tempos se encontrava. Paulo escreve essa carta que seria a suas ultimas palavras.

E conseguimos enxergar através do texto, como estava o coração de Paulo naquele momento tão sombrio. As portas de sua decapitação.

O primeiro sentimento foi a de convicção de uma missão cumprida "Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo." VS 6

 Ele sabia que sua morte estava próxima e ninguém esta tirando a sua vida pelo contrario ele estava entregando-a por amor a cristo, pela glória de Deus "estou sendo oferecido por libação"

Ele sabia que tinha cumprido sua missão, por Cristo, ele havia sido perseguido, apedrejado, passou privações, adversidades, mas a missão tinha sido cumprida "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." VS 7

Mas esse não foi  o único sentimento que apoderou-se do seu coração quando escrevia esse texto, ele Tb era homem.

VS 9 SOLIDÃO "Procura vir ter comigo depressa,"  Paulo esta sentido-se só, ele precisava de gente, ele andou por tantos lugares, conheceu e fez tantas amizades, conviveu com tanta gente. E agora estava só sem ninguém para compartilhar tantas coisas que Deus havia colocado em seu coração. Ele estava precisando de gente.

 Irmãos a Igreja não é de uma pessoa só, nunca Foi a vontade de Deus que andássemos sozinhos. O próprio Deus nos demonstra a importância de andarmos com alguém quando ele se revela na trindade. Crente precisa de Gente?

Vs10 ABANDONO "Porque Demas me abandonou, amando o presente século, e foi para Tessalônica," Paulo acostumado em ter seus colaboradores por perto se via sem ninguém e o que é pior. Por Demas foi literalmente abandonado.

 

VS 13 PRIVAÇÃO

·        Emocional (precisava de gente)

·        Mental (Pergaminhos)

·        Física (traga a capa)

"Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos."

 

VS 14 TRAIÇÃO "14 Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras."  Alguns historiadores dizem que foi Alexandre que o traiu e o delatou a Nero

 

VS 16 INGRATIDÃO "Ninguém foi a meu favor na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado.

 

Fico imaginando Paulo na expectativa de encontrar um tribunal cheio de seus amigos, pronto a defende-lo, tantos conhecido, tanta gente, tantos irmãos, tantas vidas transformada por ele. Ele podia estar pensando vai ter faixa, cornetas vai ser uma festa. E quando entrou foi um choque Ninguém, ninguém... todos o haviam desamparados esquecidos.

 Talvez irmãos você já experimentou algo a assim, algum desses sentimento na sua caminha e acha que não tem mais jeito olhe comigo o VS 17 e veja porque ele disse seja meus imitadores.

VS 17 "Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação"

Pode todos de abandonarem você pode ter sido traído, pode ter ficado sozinho, recebido ingratidão, mas o Senhor não nos esquece e nos fortalece..

A ultimas palavras de Paulo enquanto seu malfeitor se preparava para tirar-lhe a vida foi "a ele a glória pelos séculos dos séculos ...Amem..."

 

 


 

Nenhum comentário: