2010/12/26

Duvidando de Deus? Cuidado com o castigo!

Texto: Lucas 1.5-25,57-66

 

Linda história, que conta o anúncio do nascimento de João Batista, o arauto de Cristo. Quero concentrar o foco não em João Batista, mas no pai dele, Zacarias. E destacar alguns pontos para aplicação em nossa vida.

v.5-7 Zacarias era sacerdote. Perfil do casal: excelente, ambos justos diante do Senhor e de comportamento exemplar.Não tinham filhos porque Isabel era estéril. No final, terminarei com uma observação sobre esse assunto.

v.8-14 Enquanto Zacarias estava sozinho no Lugar Santo, no Templo, apareceu o poderoso anjo Gabriel ao seu lado. Zacarias temeu muito, mas o anjo o acalmou, com uma grande notícia. a tua oração foi ouvida e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho. Evidente que eles estiveram orando por um filho todo esse tempo.

Observe:

1) Se sente paz, pode orar, mesmo longamente, por um desejo, por mais difícil ou mesmo impossível que possa parecer.

2) No v.14 a ênfase é na alegria: 3 referências numa só frase (2 palavras no grego). Tanto quanto as tristezas e provações, também fazem parte da vida cristã momentos de intensa alegria. Pois aproveite intensamente!

v.15-17 O anjo faz um resumo vigoroso do ministério de João Batista:

* Seria grande diante do Senhor

* Não beberia álcool, nem mesmo em vinho fraco

* Seria cheio do Espírito Santo desde o ventre da mãe (e, claro, até morrer)

* Levaria muitos à fé

* Precederia o Senhor (Cristo), como arauto

* Suas pregações teriam efeito benignos no comportamento de muitos (familiares, morais)

* Prepararia para Cristo os que deveriam crer nEle

v.18-20 Como Zacarias e a esposa já eram velhos e, tudo indica, sexualmente inativos, ele pede um sinal para algo tão excepcional. Como se próprio o aparecimento de um anjo ao seu lado não fosse um estupendo sinal! O anjo reage com dureza, afirmando que Zacarias não creu no que ele revelara. E o castiga a ficar mudo até que tudo se cumprisse. E parece que surdo também (v.62)

 Observe:

a) Maria fez pergunta parecida ao mesmo anjo Gabriel. E o anjo explicou. Contrassenso? Não. Tudo indica que Maria creu de imediato, mas demonstrou grande curiosidade em saber como ela teria filho sendo virgem. Quanto a Zacarias, ele duvidou das próprias palavras do anjo.

Nunca duvide do que diz na Sua Palavra. Nunca! Você ofende a Deus agindo assim e é  provável que será disciplinado. Zacarias foi avisado e sabia exatamente por que estava mudo. Como não somos avisados de forma tão direta, precisamos ESTAR ATENTOS e tentar aprender o que pudermos de nossos sofrimentos. (Agora, ficar meio curioso, tipo "Senhor, como será isso?" é outra coisa.)

b) Zacarias ora durante anos por um filho, e quando Deus resolve dar, ele duvida!
Por que? Talvez tenha parado de orar depois que ficou velho. Antes, seria natural o casal ter tido um filho. Agora, precisava de intervenção sobrenatural. E aí, parece que a fé não foi ousada o suficiente!.

Quantas orações você já deixou de lado porque não houve resposta? Algumas, de fato, só teriam sentido numa ocasião específica. Mas muitas ainda teriam pleno sentido. Por que você parou? Falta de fé? Seja mais insistente e constante nas suas orações.

Às vezes Deus responde nossas orações tempos depois, mesmo após termos parado e as circunstâncias propícias aparentemente terem passado. Uma senhora orou anos pelo marido e de fato ele se converteu... depois da morte dela!

v.21-23, 57-66 Apóss 9 meses mudo e surdo, Zacarias volta a falar, durante a circuncisão do menino. O momento exato é importante: quando Zacarias se recusa a nomear o filho como era o costume, segundo o seu próprio nome e indica exatamente o nome que Gabriel mandara. Fazendo assim, ele mostrou que creu em tudo o que o anjo dissera. Depois de 9 meses mudo por disciplina, a primeira frase que Zacarias falou...

... não foi se lamentando pela provação

... não foi se lamuriando pela humilhação

... não foi reclamar a dureza do castigo.

As primeiras palavras que saíram da boca de Zacarias foram de LOUVOR A DEUS! E logo depois, cheio do Espírito Santo, faz um hino belíssimo. Esse não perdeu tempo!

Deixemos as coisas passadas... no passado! Nossa vida é muito curta para gastarmos com lamúrias. No máximo, olhemos para o passado apenas para tirarmos algumas lições e novamente voltar o olhar para frente. Se passássemos todas horas de todos os dias das nossas vidas louvando a Deus, ainda seria pouco. Ele é digno de muito mais.

No céu, os anjos O louvam dia e noite. E lembre-se: o louvor a Deus começa no coração. Depois passa para os lábios. E não apenas para os lábios, mas para todos os membros, refletindo-se em nossa própria vida. E o primeiro e fundamental louvor que alguém pode fazer a Deus é indo a Cristo. Fiquei de terminar comentando sobre a esterilidade de Isabel, que tornou-se fértil para ter João Batista.  É impressionante como Deus se agradou de fazer com que mulheres estéreis na Bíblia tivessem filhos:

* as esposas do três patriarcas - Sara (Abraão), Rebeca (Isaque) e Raquel (Jacó)

* a mãe de Sansão

* a mãe de Samuel – Ana

* a sunamita que fez um quarto para Eliseu

* a mãe de João Batista - Isabel.

Por que? Sem dúvida para Deus mostrar que era o Senhor da vida e dava vida a quem queria, quando quisesse. E se glorificava com isso.

Mas sugiro também outro motivo: do jeito que gera um ser humano do mais estéril dos ventres, Deus também gera espiritualmente um filho na fé, transformando o coração mais duro e estéril. D.A.Carson: "Nunca, nunca, subestime o poder do amor de Deus para quebrar e transformar os indivíduos mais duros que se possa imaginar."

Nunca desista, irmão, de orar por um parente ou amigo espiritualmente estéril, duro como uma rocha. Deus poderá gerar dali um filho em Cristo.


 

Nenhum comentário: