2010/12/25

O que o natal significa?

Texto: Mateus 1.23 / Lucas 23.46

Boa noite queridos irmãos que a presença majestosa de Jesus esteja inundando todos os corações essa noite. Tenho a certeza que Deus falará a cada coração essa noite e devido as festividades de ontem onde comemoramos o natal nada mais oportuno do que fazermos algumas reflexões sobre o natal. Aliás essa reflexão se faz necessária hoje não só a respeito dessa data bem como outras datas como por exemplo a páscoa que também tem visto sua essência, seu ensino, seu valor sendo maculado pela pós-modernidade. O que o natal significa?

Se eu fizer uma pesquisa de campo e sair perguntando ai a fora o que o natal representa e se essa pergunta for direcionada as crianças, com certeza mais 90% delas responderão que é o dia do papai Noel. Se for direcionada ao público adulto acredito que uns 70% responderão que é um dia de alegria e de trocar presentes, de confraternização, os outros 30% dirá que o natal refere-se ao nascimento de Jesus e com certeza, desses 30% apenas uns 5% entendem o real significado do natal.

O fato queridos irmãos é que o mundo esta de pernas pro ar e essa certeza se dá pelo fato de que quando olhamos para os valores morais, éticos outrora importantíssimos, vemos que eles estão sendo substituídos por outros valores que no fim não tem valor nenhum, são reprováveis em todos os sentidos e a bagunça é generalizada trazendo confusão não só nos procedimentos morais e éticos do ser humano como também, confusão no entendimento das duas datas religiosas mais importantes que temos em nosso calendário Cristão a Páscoa e o Natal.

Tanto uma, como a outra, hoje, tem sofrido mutações mundanas e tem solavancado o entendimento das pessoas no que diz respeito a sua essência, onde uma é representada por um coelho e a outra por um velhinho de vermelho, que são na verdade fiéis representantes não do sentido real, do significado genuíno que essas datas representam, mas sim representantes fiéis do deus deste século "que tem cegado o entendimentos de muitos", conforme (2 Co 4.4), esses dois personagens são representantes do deus do capitalismo, do deus comércio, que nada mais é o Mamom uma divindade pagã adorada pelos povos pagãos, que não adoravam ao Deus de Israel.

Pra piorar ainda (abrindo um parêntese) essa semana vi na teve que estava tendo numa determinada região do pais uma festa regada com muita musica, bebidas e shows, chamada CARNATAL. Não poderia haver um nome mais pecaminoso e antagônico do que este Car-de carne, carnalidade e natal referindo-se ao próprio natal, isso se chama na verdade de hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade") é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana. O hedonismo filosófico moderno procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas.(fecha parêntese)

Voltando para a questão do natal como o dia de trocar presentes, lembrei que na quinta feira fui junto com a minha esposa ao shopping comprar umas coisas de uso pessoal e não consegui devido o formigueiro de pessoas que estavam abarrotando as lojas, cada uma delas disputando ferozmente os vendedores para serem atendidas.

Depois fiquei pensando sobre essa tradição que temos em nos presentearmos mutuamente, não fiz uma pesquisa mais aprofundada a respeito disso, mas penso que deve ser por conta do texto de Mateus 2.11b "E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra." Talvez tenha saido dai essa tradição.

Bom se foi isso que ocasionou essa tradição, a atitude dos magos em presentear a Jesus, creio que ela esta sendo profundamente corrompida na sua essência, pois ao contrario de hoje onde as pessoas se presenteiam apenas por se presentearem, algo meio sem sentido, ou o fazem motivados pela mídia ou pelo comércio ou seja qual for o motivo dessa atitude, ao contrario disso, os magos deixaram bem claro o motivo pelo qual fizeram e pelo qual nós deveriamos fazer.

"...eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém...Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo." Mateus 2.1-2 no versiculo 11 diz que eles se prostraram e adoraram a Jesus.

Irmãos sem sobra de dúvida e sem medo de errar, digo com toda a certeza que a minoria, poucos são as pessoas que presenteam-se mutuamente como uma atitude de alegria e adoração a Jesus por ele ter nascido e trazido a salvação a humanidade.

O fato queridos irmãos é que as pessoas estão cegas e estão adorando nessa data tudo, menos o que realmente importa que seja adorado o menino Jesus, cujo nascimento foi algo tão sublime e tão importante que marcou a história da humanidade. Após o seu nascimento tivemos a.C e d.C, foi um marco para toda a humanidade e diria também para toda a criação conforme o Apostolo Paulo fala aos romanos "Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora." Romanos 8:22

Comecei perguntando aos queridos irmãos o que o natal significa? O que ele significa hoje? Quero reponder essa pergunta dizendo que ele significa o mesmo que significou a 2000 anos atrás, ele continua tendo o mesmo valor, a mesma essência "Mas a palavra do Senhor permanece para sempre." 1 Pedro 1:25 Jesus é o verbo encarnado, a própria palavra. O significado daquele momento é eterno e não pode ser mudado e naquele momento surge o Natal com todo o seu significado o qual vamos ver agora.

Natal segnifica:

1) BOAS NOVAS: Uma nova mensagem... um anuncio...

· Esperança:

"Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus. Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face. Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.

· Presença de Deus: Emanuel Deus conosco... o Deus criador, poderoso, presente na vida dos seres humanos.

"Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco." Mateus 1.23

· Salvação:

"E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados." Mt 1.21

"Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação, A qual tu preparaste perante a face de todos os povos;" Lc 2.29-31

· Salvação pela Graça:

"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos." Isaias 53.4-6

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz". Colossenses 2:14

"O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite." Isaias 55.1 Essa salvação é para todos. Todos que têm sede.....

· Surgimento de um verdadeiro Rei:

"...Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." Mateus 3.2

"Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Mateus 2.2

2) SOFRIMENTO E SACRIFICIO

O significado do natal é sofrimento, não podemos deixar que as festas e o momento de alegria venha apagar ou minimizar as lembranças que temos, do sofrimento que o bebezinho da manjedoura sofreu após a sua maturidade e posteriormente o seu sacrifico por nós na cruz. Isaias diz que o sofrimento foi tanto que as pessoas não o reconheceram.

"...sua aparência estava tão desfigurada, que ele se tornou irreconhecível como homem; não parecia um ser humano" Isaias 52.14

Natal é lembrar que Jesus sofreu a dor FISICA por amor a você "Então, os soldados do governador levaram Jesus ao Pretório e reuniram toda a tropa ao seu redor. Tiraram-lhe as vestes e puseram nele um manto vermelho; fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: "Salve, rei dos judeus!" Cuspiram nele e, tirando-lhe a vara, batiam-lhe com ela na cabeça. Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para crucificá-lo" Mateus 27.27-31

Natal é lembrar que Jesus sofreu a dor EMOCIONALpor amor a você "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal" Mateus 26.38

Natal é lembrar que Jesus sofreu a dor da SOLIDÃO por amor a você "Jesus bradou em alta voz: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?" Mateus 27.46

Natal queridos irmão é o momento de refletir sobre o sacrificio de Jesus por sua vida. E muitos ainda que acham que não tem valor algum, que são "zero a esquerda", um zé ninguém, você pode pensar isso de você, a sociedade pode pensar isso de você. MAS PARA DEUS VOCÊ VALE MAIS DO QUE OURO, DO QUE TODO O OURO DO MUNDO... você é especial . natal é lembrar que você tem muito valor e alguém o amou tanto que morreu por você.

3) Significa MISSÃO CUMPRIDA

Queridos irmãos preste atenção nessa afirmação que vou fazer agora, para mim Natal tem mais haver com a morte de Jesus do que com o seu nascimento, porque Ele nasceu para morrer, Ele nasceu apenas para cumprir sua missão o qual era salvar a humanidade. Os profetas profetizaram:

"Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel." Isaias 7.14

"Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz". Isaias 9.6

"Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta:"A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel" que significa "Deus conosco". Mateus 1.22-23

Celebrar o natal significa ter no coração e no entendimento que Jesus deixou a sua glória, com uma missão clara, resgatar o seu povo das mãos de satanás, mesmo sabendo que sofreria coisas terriveis, mesmo sabendo que haveria de sofrer uma morte terrivel imposta por aqueles a quem ele veio salvar, seu próprio povo. Mas Ele tinha uma missão. No quartel você ouve uma expressão bem conhecidas dos soldados "Missão dada é missão cumprida" e assim foi com Jesus, Ele cumpriu sua missão fielmente, não desistiu, foi até o final por amor a nós e por fim preso ao calvário, disse já quase sem voz, mas cheio de convicção da vitória:

ESTA CONSUMADO....ESTA CONSUMADO...

"Está consumado! " Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito." João 19.30

Ao celebrarmos o natal assumimos a responsabilidade de como crentes fiéis que somos, de também anunciar as Boas Novas, suportar as aflições e os sofrimentos por amor a Cristo e sacrificarmos por amor ao próximo e assim cada um cumprirá sua missão... que Deus te abençoe...

Marcelo Navarro

Nenhum comentário: