2010/12/26

Resolvendo questões básicas da vida

Texto: Hb 11.24-27

 

Queridos irmãos esse texto que acabamos de ler relata vida de um grande homem de Deus talvez um dos maiores líderes religiosos que já existiu no mundo todo. Quando olhamos para vida de desse grande homem ficamos maravilhados com os milagres feitos pelas suas mãos e sua influencia o qual liderou e libertou um povo de Israel dos grilhões egípcios.

No livro de Êxodo a partir do capitulo 2 encontramos o relato do seu nascimento e como de uma forma milagrosa foi poupado por Deus da carnificina infantil que o faraó há via posto aos hebreus por eles estarem se multiplicando rapidamente muito mais do os próprios egípcios. Moisés foi salvo do rio pela filho do faraó que cuidou dele como filho e o ensinou os costumes e as tradições desse povo naquela época.

Irmãos quando olhamos para a vida dos grandes homens de fé da bíblia, temos a tendência de romantizar ou espiritualizar a vida deles como se eles fossem pessoas especialmente escolhida por Deus para cumprir tais desígnios divinos e que nada dependia deles e que essa situação são para poucos e não para todos.

"Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas." Romanos 2:11

Se isso fosse verdade Deus estaria fazendo distinção entre um e outro o que não é verdade, mas o que há na verdade é uma disposição diferante de cada pessoa tem em deixar-se mudar e moldar diante de Deus.

"Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra." Isaías 66:2

Moisés meus irmãos era um desses tipo de homem, e neste texto de Hebreus essa verdade fica ainda mais evidente no vs27b "ficou firme, como vendo o invisivel." Na NVI "perseverou, porque via aquele que é invisível."

Esse texto fala de um homem que ficou firme, que perseverou diante das lutas das dificuldades isto poque Moisés aprendera a andar com Deus, a fé havia mudado sua vida, a fé o forjou, o formou para seu ministério principal, a sua fé o fazia enxergar o inisivel, o sobrenatural. A sua fé o levou a desafiar faraó e não se curvar diante dele, na sua fé  e  com ousadia ordenou que o povo marchasse para dentro do mar Vermelho.

Não pensem meus irmãos que Moisés já possuia essa fé ou adquiriu de uma hora para outra por que era especial não!! O texto nos mostra que ele só ficou firme porque ele reseolveu algumas questões básicas em sua vida que precisava ser reslolvido para que ele pusdesse crescer em fé diante de Deus. Mudanças tiveram que ocorrer em sua vida, para que ele pudesse se tornar o homem que nós conhecemos hoje.

Vamos analisar queridos irmãos algumas questões contidadas neste texto que Moisés resolveu em sua vida, mas que servem também de alertas para que nós também venhamos resolver questãos basicas em nossas vidas que por não estarem resolvidas nos impedem de sermos aquilo que Deus quer que sejamos.

 

1)      Eu preciso definir minha indentidade vs24

 

"Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó,"vs 24

Irmãos que ensino profundo temos neste verso, a primeira coisa que Moisés precisou definir foi a sua identidade. Imagine você queridos irmãos uma criança que praticamente nasceu em berços explendido, filho da  filha do faraó principe ou pelo menos tratado como tal. A família de Faraó certamente tinha projetado um futuro brilhante para ele na alta sociedade do Egito. Quem sabe ser contado como um possível sucessor de faraó.

 Agora tente imaginá-lo com uns quarenta anos de idade, a filha do Faraó sua mãe de criação viva e o todo poderoso avô faraó também vivo, e em certo dia esse "filho" chega até sua família e diz que não quer mais pertencer ela! Os pais, atônitos com a declaração, o ameaçam dizendo que ele ficará na sarjeta, pois seu sucesso ainda dependia deles. Moisés cresceu naquele meio, totalmente adaptado a cultura egípcia, porém não conseguiu abrir mão das suas origens. O filho insiste e prefere o descrédito a ser tido como membro da família Egípcia

Moisés foi um homem integro e não quis viver uma vida de mentira e de mascara. Ele teve que se posicionar ou era hebreus ou era egípcio. Ele nos dá um testemunho de fé precioso diante das tentações mundanas. Ele tinha tudo o que um homem pode ter no mundo, pois o Egito era a grande potência da época. Lá ele tinha fama, prestígio, poder, conhecimento, prazeres, riquezas, e tudo o que o mundo podia oferecer-lhe, mas ele olhou firmemente para Jesus, e correu com perseverança a carreira que lhe estava proposta.

 Assim também muitos de nós irmãos precisamos retornar as origens. A minha e sua identidade é ser crente, ou seja, um filho de Deus. Muitos filhos de Israel tem vivido na corte egípcia sob o domínio de faraó, ou seja, muitos cristãos tem vivido no mundo sob o domínio de satanás

Não há meio termo para Deus. A amizade do mundo é inimizade contra Deus: "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" Tiago 4.4. Aquele que ama o mundo, o amor do Pai não está nele: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" I João 2.15.

O mundo é fascinante para quem dele usufrui, porque a sua satisfação é para agora; está ao alcance das mãos e dos olhos: "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" I João 2.16-17.

Moisés podia usufruir de tudo isso, mas olhou firmemente para Jesus e viu uma riqueza ainda maior: "A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo" Efésios 3.8.

Não há nada no mundo que sirva de benefício para um cristão. O mundo inteiro jaz no maligno (I João 5.19). Toda a sedução do mundo só serve para impedir o nosso crescimento: "E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição" Lucas 8.14; só serve para combater contra nossa alma. Qual é a sua verdadeira identidade?

 

2)     Eu preciso assumir minha responsabilidade vs25

 

"preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo." Vs25

Queridos só voltar as origens não é o suficiente é preciso que assumamos as nossas responsabilidades. Moisés como hebreu que era, não poderia mais desfrutar dos prazeres que a corte egipcia lhe oferecia enquanto seus conterraneoas diariamente eram maltratados e muitos morriam pelas mãos dos egipcios.

A fé exige de nós firmeza – Quem tem fé precisa se posicionar, assumir suas responsabilidades. Quem começou sua caminhada de fé com o Senhor, com a sua Palavra e Igreja, não pode deixar alguma coisa ou pessoa ou prazeres momentâneos abalarem sua fé. Se você confia em Deus será firme e não permitirá que pessoas ou circunstâncias lhe tirem da presença de Deus e da igreja.

Assumir minha responsabilidade significa que se eu serei o que Deus quer que eu seja na vida, eu tenho que parar de ficar me desculpando. Tenho que parar de ficar colocando a culpa em outras pessoas. Tenho que parar de ficar vendo a mim mesmo como uma vítima das circunstâncias. Tem muita gente que fica autocomiseração de si própria, tem dó de si mesmo, quando não ficam culpando os outros de sua própria falta de espiritualidade.

Pelo contrario eu devo assumir a responsabilidade de um filho de Deus e reconhecer que preciso mudar a minha vida espiritual que esta uma vergonha. Sem devocional, sem oração, sem jejum não existe fé. Precisamos trabalhar paras que os planos e projetos que Deus tem essa terra, que devem ser realizados através de nossas vidas, sejam cumpridos. Mas para tal precisamos assumir as nossas responsabilidades e para de jogar para outros.

 

 

3)     Eu preciso definir e determinar as minhas prioridades vs26

 

"Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa."

Moisés considerou a vergonha de Cristo como um tesouro maior que todos as recompensas do Egito e isso porque esperava, e contemplava o galardão. Moisés preferiu o sofrimento, porque esperava a recompensa advinda do Senhor.

No Egito ele era tudo, mas não teria a graça de Deus conduzindo a sua vida e o seu coração. Moisés quando abandonou o Egito aprendeu a ser príncipe de Deus e não de Faraó. Por isso, ele entendeu a idéia da recompensa. E nesta perspectiva saiu e deixou toda a riqueza do Egito para trás. Ele sabia que Deus era melhor, mesmo com o sofrimento que passaria. Ele definiu nesse momento a sua real prioridade, que era obedecer ao Deus de Israel, o Deus verdadeiro não a um mortal que se considerava deus.

Deus nos chama para sairmos da nossa posição de conforto e definirmos a nossa prioridade que também é servir o Deus todo poderoso e rejeitar os prazeres mundanos. Deus nos chama para a dependência do caráter dEle e da vontade dEle. Deus nos chama para contemplarmos no lugar santo a sua presença e tirarmos as sandálias do Egito para calçarmos as sandálias do Reino dele e experimentarmos a graça do Evangelho em nós.

Portanto meu irmão, em dias difíceis como os nossos, onde servir a Deus se torna cada vez mais difícil e doloroso, mesmo que, às vezes você sofra no trabalho e este lhe pareça mui duro, espere confiantemente que a recompensa vem do Senhor. Mesmo que você venha plantando com lágrimas, saiba que no final na colheita você terá alegria, pois o galardão vem do Senhor. Não desanime do trabalho, ainda que este seja mui sofrido, continue a trabalhar e espere que a recompensa do Senhor virá.

 

4)     Preciso escolher quem será minha autoridade VS 27

 

"Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível."

Moisés fez isso e esta é a razão pela qual Deus o escolheu.

Terei que decidir quem é que estará no controle de minha vida. Isso é uma questão básica. Trata-se de uma questão de autoridade. Quem é que realmente estará no controle de minha vida?

Jesus afirmou isto da seguinte maneira: "Ninguém pode servir a dois senhores. Pois odiará a m e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro." Mt. 6:24 Você não pode ter dois senhores na vida. Então esta questão será a questão com a qual você terá que lidar ou ela trará enorme estresse e frustração durante toda a sua vida.

"Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou porque via aquele que é invisível." Hb. 11:27 (NVI)

No Egito naqueles dias, o faraó era o supremo senhor e soberano sobre todas as coisas. Se faraó mandasse você fazer alguma coisa, era melhor que você o fizesse. Se não fizesse estaria morto. Ele tinha completo controle sobre todos os que estavam debaixo do seu domínio. Ele era o senhor absoluto do Egito. Exceto para Moisés. Ele disse: "Eu obedeço a uma autoridade maior." A Bíblia diz que ele via aquele que é invisível (v. 27) Moisés disse: "Vou viver a minha vida para a audiência de Uma só Pessoa."

Mas em última análise, não importa o que alguém vai dizer acerca de sua vida. O que importa é o que Deus vai dizer acerca dela. Um dia, você estará diante de Deus e você dará contas de sua vida. Ele perguntará a você: "Quem é que estava no controle de sua vida? Quem era o número um de sua vida? Quem era o chefe? Eu fiz você, mas eu dei a você o livre arbítrio. Você poderia escolher-me para ser seu guia, ou poderia escolher a si mesmo ou a outra pessoa para guiar a sua vida. Eu lhe dei a oportunidade de escolher."

Eu disse antes: Você não tem que agradar a todo mundo para ser feliz. Mantenha os seus olhos em Deus.

Observe que diz: que Moisés, "perseverou porque via aquele que é invisível." Uma das razões pelas quais Deus usou Moisés foi porque ele nunca desistiu. Ele era provavelmente o homem com mais perseverança na história. Ele agüentou as dez pragas que vieram sobre faraó, agüentou alguns milhões de pessoas imaturas espiritualmente, bebês chorões no deserto por quarenta anos. Era uma perseverança incrível. Deus disse: "Eu vou levá-los para a terra prometida." Primeiro Moisés esperou 40 anos no deserto em retiro pessoal. Depois mais 40 anos vagando pelo deserto com dois milhões de bebês o seguindo. Ele esperou 80 anos para que a promessa fosse cumprida. Uma resistência incrível.

Como é que você desenvolve este tipo de resistência? O segredo é perseverança. O segredo de perseverança é visão -- aquilo no qual estão os seus olhos. "Ele perseverou porque via aquele que é invisível." Quem é invisível? Deus.

Para quem você está vivendo? O que você está planejando fazer com o resto de sua vida não importa se você ainda tem 10 anos, 20 ou 50? Você gostaria que a sua vida contasse para alguma coisa? Você gostaria de causar impacto com a sua vida? É a sua escolha.

Elias dirigiu-se ao povo e disse: "Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no". O povo, porém, nada respondeu. 1 Rs 18.21

"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". Mt 6.24

Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor". Js24.15

Você não está esperando por Deus. Ele é quem está esperando por você. Ele está esperando que você resolva estes problemas básicos.

A questão de identidade - Eu não serei quem eu não sou. Não tentarei manter a imagem do mundo daquilo que as pessoas crêem ser um sucesso. Serei o que Deus me fez para ser. Não invejarei outras pessoas que não são como eu.

A questão de responsabilidade - Eu não colocarei a culpa nos outros pelos meus problemas. Não usarei meu passado como uma desculpa para não fazer nada quanto ao meu futuro. Vou parar de ficar vendo a mim mesmo como uma vítima e vou aceitar a responsabilidade para o fato de que embora as pessoas possam ter me magoado, e provavelmente me ferido muito, eu posso escolher como é que vou responder, posso escolher i que farei com o resto de minha vida. Eu não tenho que deixar as pessoas que fizeram parte do meu passado continuarem a ferir-me em meu futuro. Ë uma questão de escolha.

A questão de prioridade - Tenho sentado e feito uma lista de valores baseados na palavra de Deus, valores sobre os quais construirei a minha vida?

A questão de autoridade - Quem será o número um? Quem é que será o chefe executivo? Quem é que dará as ordens? Quem será o administrador de minha vida? Cristão é aquele que usa uma roupa com um sinal que diz: "Sob nova direção" Eu costumava dar as ordens em minha vida, mas eu decidi que não sou tão bom nessa área. Funciona muito melhor quando você está em sintonia com quem fez você -- o Criador. Esta é a sua escolha.

          Deus preparou Moisés 80 anos para usá-lo 40. Alguém já disse que nos primeiros 40 anos de vida Moisés pensava que era alguma coisa; na segunda fase de 40 anos, ele aprendeu que não era nada; na terceira e última fase, ele aprendeu que Deus era tudo e por isso Deus, através dele, pôde fazer prodígios e sinais para libertar o seu povo. Ele aprendeu a viver no limite de Deus. Aprendamos também essa lição. Mathias Quintela de Souza

 

 

 

 


 

Nenhum comentário: