2015/10/26

A verdadeira conversão


Texto: 1 Tessalonicenses 1.9

Ninguém nasce cristão, ninguém nasce cristão, e muito menos torna-se cristão automaticamente, tornar-se cristão não é alguma coisa que acontece naturalmente no processo de desenvolvimento de uma pessoa, ninguém nasce cristão, ninguém torna-se cristão sem fazer uma opção pela fé cristã. É por isso que Ninguém nasce cristão, ninguém se torna cristão naturalmente.

Para que você seja um cristão, uma cristã há necessidade que você tenha uma experiência pessoal, uma experiência inclusive de ruptura, que a sua vida passa a ser explicada nas categorias do antes e depois dessa experiência, a bíblia sagrada chama essa experiência nas palavras de Jesus de o novo nascimento. É uma experiência tão radical, é como se você nascesse literalmente de novo, você nasceu da água, mas agora você nasceu do espirito, você nasceu para a existência e você vai nascer de novo para a sua experiência espiritual. Isto é bem simbolizado no batismo, que é a celebração iniciatica dos cristãos, ao batizar a pessoa estamos dizendo essa pessoa não existe mais ela morreu, esta sendo sepultada e ela ressurgiu, ressuscitou, nasceu novamente para uma nova vida.

 E a expressão desta experiência no Novo testamento é chamada conversão, você precisa se converter para ser cristão ou ser convertido(A).Se converter ou ser convertido porque a bíblia diz que é o Espirito Santo que nos convence do pecado da justiça e do juízo... é o Espirito Santo que nos converte, mas nós não dizemos assim "Ah o fulano agora se converteu, ah o fulano agora é da igreja, ah o fulano agora virou crente", a expressão correta para identificar alguém que se torna cristão é a palavra conversão ... fulano se converteu... essa é a expressão... Mas a pergunta é, se converteu de que para que? Essa é a questão. De onde para onde, de quem para quem? Converter-se é estar andando em uma direção e fazer uma conversão ou sofrer um impacto que obriga a mudança de direção. A questão é estávamos indo para um lugar e estamos indo para onde agora, de onde pra onde? De quem pra quem? Do que para que?

E aqui nessa carta do apostolo Paulo pra a igreja de tessalônica ele responde... ele esta elogiando a igreja de tessalônica falando dos cristãos em tessalônica e dizendo que de fato eles se converteram e no verso 9 ele explica... pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro, 1 Tessalonicenses 1:9

Eles deixaram os ídolos e voltaram para Deus, deixaram os ídolos afim de servir ao Deus vivo e verdadeiro, então para ser cristão você precisa se converter dos ídolos para o Deus vivo e verdadeiro.

E você tem que entender uma coisa simples, é que Deus não é um nome, Deus é uma etiqueta. Deus é uma etiqueta que você vai colocar em algum lugar, em alguma coisa, que a partir de então voce  vai dizer "Aqui esta o meu deus" dai você cola a etiqueta. Por exemplo: Há pessoas que colam a etiqueta na lua, no sol, na vaca... a vaca é uma divindade para alguns povos, a etiqueta deus foi colada em um animal, a etiqueta deus pode ser colada em uma pessoa, a etiqueta pode ser colada em uma ideologia, pode ser colada na ciência, pode ser colada na razão, por que como diz o papa Francisco o oposto da fé não é a incredulidade o oposto da fé é a idolatria, neste sentido não existe ateus, ou todos nós somos ateus de algum deus.

Se você perguntar você cre nesta divindade a vaca, você crê que a vaca deve ser adorada, eu digo não, então eu sou ateu da vaca, você crê que a ciência é um deus, eu digo não então eu sou um ateu da ciência, você crê que a ideologia é deus, o partido é deus eu digo não, então eu sou ateu do partido da ideologia.Porque todos nós colocamos a etiqueta deus em alguma coisa e

Deus é algo que nós julgamos que não podemos viver sem esse algo, é algo que da sentido a nossa vida, é algo que nós não imaginamos perder e em imaginando perder nós perdemos também a razão de nossa existência....Por exemplo na palavras simples de um romance: quando alguém diz " eu não posso viver sem você", como não pode viver sem mim, como não posso viver sem você, quem disse isso pra você colocou a etiqueta deus em você, "você é a razão de minha vida" colocou a etiqueta deus em você, "eu daria tudo para ter você" colocou a etiqueta Deus em você.

Por que Deus é isso, é aquilo que nos absorve plenamente, que ao nos absolver plenamente praticamente nos possui, a gente começa devotar tudo a Ele e a organizar a nossa vida a partir da experiência com Ele. Eu organizo a minha agenda, eu organizo o meu tempo, eu organizo as minhas relações, eu estabeleço os meus valores, eu defino minhas prioridades, eu faço os meus planejamentos, eu concentro as minhas esperanças e meus anseios, nisso que eu coloquei a etiqueta Deus. Por exemplo, e você sabe o dinheiro, sexo, o poder é DEus de muitas pessoas e elas organizam sua vida em torno deus, a própria religião acaba sendo uma divindade falsa também, ídolos... E o apostolo Paulo esta dizendo que a experiência de conversão cristã legitima, é quando colocamos a etiqueta Deus neste um que Jesus Cristo chamava de Pai.

Experiência cristã legitima, é Quando a gente descobre que a etiqueta Deus estava colocada em seres, objetos, realidades existentes que não merecem receber a devoção que se da a um Deus. e retiramos essa etiqueta e a colamos em Jesus Cristo.

Vamos lembrar das palavras de Jesus que disse: "Não podeis servir a Deus e a Mamom."Lucas 16:13

O que é mamom? Mamom é dinheiro elevado a categoria de Deus. O que é mamom ? é um ídolo, porqueo que não é Deus e é tratado como se fosse deus, é um ídolo e quando nós devotamos a nossa vida a um ídolo, esse ídolo se torna rapidamente um demônio, e ele começa a nos escravizar. Os ídolos que se tornam um demônio escravizam... e o que é ser escravizado?, ser escravizado é ser exigido contra a própria vontade. É fazer as coisas não porque escolhi fazer, mas é porque eu não consigo não fazer...Por exemplo: você já teve a experiência de dizer " eu não consigo parar de pensar nisso...", você dorme, você acorda, no meio do seu trabalho, no meio do seu dia, você fica pensando naquilo o tempo inteiro... tipo só pensa naquilo... então esse aquilo, esse negocio ai que não sai de sua cabeça é um deus falso, portanto é um ídolo, e se é um ídolo vai se tornar um demônio em sua vida e vai te escravizar e em um determinado momento você vai querer se ver livre disso e não vai conseguir, porque os ídolos escravizam. Eles exigem sujeição absoluta... Eles exigem devoção absoluta e eles vão fazendo que você dê, dê, dê, que você faça concessões, abra mão de coisas por ele, porque lembra você não pode viver sem ele, sua vida não faz sentido sem aquilo, então você vai abrindo mão de outras coisas que você acha menos importante para manter a relação com aquilo, e você vai dando tudo... E o ídolo vai te exaurindo, vai roubando seus recursos, leva seu dinheiro, leva sua saúde, leva o seu juízo... a gente não fala assim "o fulano perdeu seu juízo, perdeu sua cabeça", por exemplo dentro de um romance é muito corriqueiro escutarmos " ah essa mulher faz gato e sapato de você" é um ídolo... Você deixa ela fazer de gato e sapato de você, e porque você deixa ele a fazer gato e sapato de você? Porque você perdeu o juízo, você perdeu o controle de suas emoções de seus sentimentos.

Porque esse homem abusa de você? Por que ele domina você, ele escravizou você ou pelo medo ou pela força e você foi abrindo mão... Você foi abrindo mão de sua opinião, você foi abrindo mão da sua identidade, você foi abrindo de seus recursos, daqui a pouco você vai abrir mão de sua dignidade, daqui a pouco você se percebe incapaz de tomar decisões, porque você esta não apenas escravizada, você esta exaurida ele sugou tudo ele levou tudo. Porque os ídolos vivem de extorsão... Eles dizem eu te dou isso, mas você me da aquilo, eles extorquem você e eles lhe fazem promessas falsas, eles iludem você, você acha que se você romper com o ídolo a sua vida esta acabada e ele o faz acreditar que esta mesmo... E ele ilude e seduz você de tal maneira, que faz você acreditar que se você se der bem com ele e abrir mão disto ou daquilo por ele, que você será a pessoa mais realizada e mais feliz do mundo. Tudo mentira..

E ai logo, logo você percebe a mentira e na sua relação com o ídolo você se frustra porque você espera do ídolo o que o ídolo não tem pra te dar, não pode te dar, dai você se frustra, e depois de se frustrar você se decepciona e você vira as costas.

Mas como você vai virar as costas se você esta exaurido(A), escravizado... Esta um trapo sem condição de nada. Perdeu a sua autonomia, perdeu sua identidade, perdeu a capacidade de ser protagonista de sua própria vida e da própria existência é isso que ídolo faz...  É por isso que o Apostolo Paulo vem e diz assim "olha quando a gente se converte, ou quando a gente é convertido a gente coloca a etiqueta neste que Jesus chamava de pai e nos ensinou a chamar de pai, quando nós colocamos essa etiqueta em Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, nós desmascaramos todos os ídolos e ai começa um trabalho em nossa vida espiritual que é impressionante, nós vamos até aqueles ídolos que nós colocamos a etiqueta de deus e começamos a tirar as etiquetas..

Você é um ídolo... descobri você é um deus falso, tira a etiqueta... Você é uma divindade falsa, você é ídolo, você só me prejudicou, você só me fez o mal, Você só me frustrou, você me iludiu, você me enganou, você exauriu, você me extorquiu, você abusou de mim, olha como estou, olha o que me tornei, não quero mais ser assim eu não quero mais nada com você...

 Só que tem um detalhe na hora que você vai arrancando as etiquetas de Deus desses ídolos, alguns você arrancará fácil, mas tem outros que vão dizer epa pera ai não vai ser tão fácil assim não... tem certeza???  Porque os ídolos trabalham com sedução, os ídolos trabalham com ameaças, os ídolos trabalham com promessas, os ídolos falam pra nós.... você vai abrir mão de tudo que você conquistou, por causa de Jesus??

Tem certeza que você vai abrir mão de sua reputação por causa de Jesus? Tem certeza que você vai abrir mão de sua paixão por causa de Jesus? Tem certeza que você vai romper relacionamentos por causa de Jesus? O apostolo Paulo fala que os tessalonicenses tiveram uma experiência muito forte de conversão, deixaram os ídolos e seguiram ao Deus verdadeiro... Isso é conversão... é quando eu descubro que algo domina a minha vida e contra a minha vontade me escraviza, algo que para eu manter em minha vida eu vou ter que pagar caro, é algo que a medida que eu vou pagando caro eu vou percebendo que estou somando perdas e cada vez eu estou dando mais e sempre com a expectativa que vai dar certo que eu vou ser feliz, mas é uma felicidade constantemente adiada, constantemente frustrada e eu vou mantendo aquilo sem saber direito o porque to fazendo isso, até que eu entendo que estou sendo escravizado por um ídolo dai eu arranco aquela etiqueta e digo: Jesus é o Deus, só Jesus na minha vida e ai eu me converti dos ídolos para servir o único Deus verdadeiro.

Agora note que não é você passar a acreditar nesse que Jesus chamava de Pai, não basta você acreditar nele, ou que Ele existe ou mesmo que Ele é o Senhor, é o poder acima de todos os poderes, não basta você acreditar nisso... Porque se você pegar a satanás e perguntar" você acredita que Jesus é o filho do Deus vivo? Ele vai dizer acredito, você acredita que o ser que Jesus chamava de pai existe? Acredito, você acredita que ele esta acima de todos os poderes? Ah se acredito...  você acredita que ele é o criador de tudo que há? Acredito mas você é convertido? Sou não...

Porque não é convertido? Porque não basta acreditar, você precisa se relacionar com esse Pai de nosso Senhor Jesus Cristo do mesmo jeito que Jesus se relacionava com ele, porque é possível acreditar nele e tentar se relacionar com ele do mesmo jeito que você se relacionava com os ídolos. E como é que você se relacionava com os ídolos? Você se relacionava com ídolos colocando sobre os ídolos expectativas de sua felicidade, de sua satisfação, de sua realização, você pagava caro mas você esperava em troca, você nem se importava direito com o preço que você pagava para os ídolos, com os trabalhos que você fazia para os ídolos, com os compromissos que você fazia com os ídolos, porque?

Porque você esperava uma retribuição generosa para que os ídolos fizessem de você uma pessoa feliz, realizada, satisfeita e ai você vai se relacionar com o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo e você acha que é do mesmo Jeito, mas não é...

 Quando você vai na bíblia sagrada você vai encontrar um personagem chamado  Simão o magico, feiticeiro de Samaria. Ele fazia lá as mandigas dele, manipulava os poderes espirituais dele, pelo menos ele pensava que manipulava, mas um dia chegou Felipe em Samaria e disse "olha eu vim falar de Jesus Cristo o senhor que foi morto, mas ressurgiu ao 3 dia e Felipe passou por cima de Simão feiticeiro e nem tomou conhecimento dele e Simão pensou assim " esse cara conhece um poder que eu não conheço ele foi lá falar com Felipe e disse eu quero esse poder ai" e Felipe falou "então invoca o nome de Jesus que ele é o senhor..."

E a bíblia diz que Simão acreditou, foi batizado, seguiu a Felipe foi discipulado e viu sinais e maravilhas que Jesus operava. (atos 8)... Só que de repente chega na cidade Pedro e João e Felipe presta reverencias a Pedro e João então Pedro e João impõe as mãos sobre as pessoase e o Espirito Santo de Deus é derramado sobre as pessoas, o Simão feiticeiro vai a loucura, ele olha pra Felipe e diz " kara tu não é nada, ele olha pra Pedro e João e diz eu quero esses caras eles são o máximo... e ele chega para os dois e diz: ta aqui um saco de dinheiro, quanto é que tenho que pagar pra ter esse poder ai..."

dai o Pedro com sua elegância diz pra ele... "vai pro inferno você e seu dinheiro, porque  você esta querendo se relacionar com o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo do mesmo jeito que você se relacionava com os  seus ídolos...Deus não se compra, com Deus não se negocia Deus não se submete aos seus joguinhos de causa e efeito, Deus não se submete as suas expectativas e a seus interesses, Deus não existe pra fazer você feliz, realizado e satisfeito... Deus é Deus, você e entendeu...Então você vai pro inferno porque você esta confundindo Deus com ídolo."

Porque não basta você descobrir ou acreditar que há um Deus superior, este um é o pai de nosso Senhor Jesus Cristo e nós devemos nos relacionar com ele do mesmo jeito que Jesus se relacionava com Ele... E como é o Jeito que Jesus se relacionava com ele? Jo 17.10

Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles João 17:10

Aqui esta a maneira que Jesus se relacionava com seu pai, com aquele que ele se rendia e obedecia.... Jesus deu tudo para o Pai Inclusive a própria vida... Jesus desde a eternidade foi abrindo mão de tudo... abriu mão de suas prerrogativas divinas. O apostolo Paulo diz aos filipenses:

"que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus...mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
Filipenses 2:6-8

Jesus abriu a mão de tudo inclusive a sua própria vida, na cruz do calvário Jesus gritou Pai nas suas mãos entrego o meu espirito... e saltou para a escuridão e a morte... Crendo que Deus o pai não o deixaria na morte, mas o levantaria e o traria de volta ao terceira dia e devolveria a sua glória.

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,
e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
Filipenses 2:9-11

Se relacionar com o Deus pai da forma que Jesus se relacionou é Dar tudo, ficar com Nada e ao ficar com nada, descobrir que tem tudo. Essa é a experiência de Jesus... Em nosso caso é arrancar todo as etiquetas, abrir mão de tudo, tudo, tudo, tudo, tudo, mergulharmos no colo do pai e falarmos assim. "Faça da minha vida o que o senhor quiser..."

O senhor não tem obrigação nenhuma comigo, não é obrigado a responder minhas orações, não é obrigado a suprir minhas necessidades e expectativas, não é obrigado a responder meus anseios, a satisfazer os meus desejos, meus sonhos, o senhor não é obrigado a nada, se o senhor quiser me esmagar pra que eu vire pó de volta o senhor é Deus... eu me entrego, eu me coloco no lugar  de criatura, eu dou tudo, tudo que tenho é teu e pronto...

Dai o pai olha pra mim e diz o Marcelo to achando isso bonito de mais que você está fazendo, nas o que você quer ? Bom Deus no fundo, no fundo já que eu entreguei tudo eu espero desfrutar de sua bondade, de sua generosidade, de sua fidelidade, do seu amor...E o que Deus diria pra mim?  Deus diria assim então você ainda não me deu tudo, porque você reteve com você a esperança, você reteve com você uma expectativa a meu respeito, você ainda espera que eu faça alguma coisa pra retribuir o seu gesto, então você não me deu tudo, você ficou com a expectativa de receber algo em troca... e porque você ficou com essa expectativa eu posso te frustrar, eu posso te decepcionar e você vai olhar pra mim um dia e vai dizer eu esperava mais do Senhor.

Talvez seja por isso que encontramos tantos crentes, tanta gente ai fora frustrada com Deus, quantas pessoas andam por ai decepcionada com Deus... "eu orei e Deus não fez... fui na vigília e Deus não atendeu... eu jejuei e Deus  não me deu... Eu pedi, e olha que pedi com fé e Deus não fez..."

Você já deve ter encontrado pessoas assim, são pessoas que não deram tudo, são pessoas que não experimentaram nada e elas acabam se relacionando com O Deus e pai de Jesus Cristo como  se ele fosse um ídolo...

 Agora pensa em Jó... perdeu casa, perdeu a fazenda, perdeu a lavoura, perdeu os cavalos, as ovelhas perdeu os filhos perdeu os netos... perdeu, perdeu, perdeu... perdeu as noras perdeu os genros perdeu, perdeu, perdeu. A mulher dele diz assim "você é um desgraçado amaldiçoa esse teu Deus ai e morre" o que Jó responde... "O senhor Deus deu o senhor Deus tomou, bendito seja o Senhor Deus" é como se ele falasse para a mulher dele Deus tem todo o direito em minha vida...E bem no finalzinho do livro depois de ter orado pelo amigos Deus restituiu Jó em dobro, aquele que não tinha nada, teve tudo... Agora é claro que isso é um paradoxo, porque se você entregar tudo pra Deus pra receber tudo dele, isso é um negócio, e negócio você faz com ídolos e não com Deus.. se você quiser fazer negócio com ídolos tem muitas gente fazendo isso por ai posso até indicar alguns lugares pra você fazer negócio com divindade caso você queira, mas não é com Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, a gente não faz negócio com Deus, a gente entrega tudo e se surpreende com a sua bondade e graça em nos dar tudo o que é dele...* Essa é a postura da verdadeira conversão.

Ed René Kivitz

Áudio: https://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-11102015/


Texto: Genesis 12.1

Olá Irmãos Boa noite, na semana passada trabalhamos a questão do cristianismo abstrato nós estávamos falando que precisamos vivenciar o cristianismo baseado nas boas novas de Jesus, não apenas um cristianismo de aparência, no entanto queridos irmãos não adianta tentarmos vivenciar o cristianismo puro e simples se não possuímos uma fé pura e simples. Então tão importante  quanto o cristianismo genuíno é possuir também uma fé verdadeira, uma fé  pura, uma fé genuína.

Vamos então ler o texto de Gênesis Capítulo 12 Versículo 1  "O Senhor disse a Abraão sai da tua terra tua parentela e da casa de teu pai para a terra que eu te mostrarei."

Queridos irmãos, a cada dia que passa percebo que é muito mais fácil, explicar a fé do que vivenciá-la, é muito fácil conceitua-la do que pratica-la, é muito mais fácil você falar sobre a fé, é muito mais fácil você  exemplificar a fé, do que vivenciar a fé. Quando nós olhamos para homens e mulheres de Fé que se encontram em nossas Bíblias, nós temos a tendência de pensar que ter fé é algo simples, que é algo fácil, nós esquecemos que esses homens e mulheres de Deus demonstraram sua fé com grande louvor, mas por trás dessa fé vibrante, há uma história de renúncia,  há uma história de sofrimento, há uma história de dor, de superação etc..

Quando eu olho pra esse texto e penso na decisão que Abraão tomou, garanto que não foi uma decisão simples de ser tomada. Aliás, eu não gostei da abordagem que Deus fez, do modo que Ele falou com Abraão.  Claro Ele é Deus e fala do jeito que quiser, mas eu não gostei, como assim, sai da onde você esta e vai pra outro lugar que vou mostrar... Saia do seu conforto deixe essa casa grande que você acabou de construir, saia do meio dos teus parentes que você ama tanto, peça a conta do seu emprego que você demorou tanto pra se adaptar, mas agora gosta tanto, faça isso por que Vou mandar você pra outro lugar... a onde Deus? Faça isso depois te falo?

Eu aprendi depois que casei que quando sua esposa pedir pra você acompanha-la até o centro é bom fazer sempre algumas perguntas antes... porque é assim: " amor vamos comigo ali na loja é rapidinho, dai você pensa ah é rapidinho vamos sim meu amor, de lá ela diz vamos agora ali um pouquinho só quero ver uma coisinha, de lá ela fala vamos ali em tal lugar é  2 minutos" quando você se da por conta já foi a tarde...

Então pergunte antes. A onde você vai? E depois? Só isso? Nós homens precisamos de um roteiro... Elas não se preocupam muito com isso... Dai você fala a loja é a onde? Ela fala vai indo ai que te mostro... Foi mais ou menos isso que Deus fez com Abraão e Deus disse Vamos Abraão vi levantando acampamento ai, que vou te levar pra outro lugar, a onde Senhor? Vai andando que te mostro... Como assim Senhor? Porque? Quando?  Eu tenho mesmo que ir? Vai demorar? Posso ir sozinho? Não... Leva a sua esposa e filhos, "vou fazer de você uma grande nação Disse Deus... aliás leva tudo que você tem Abraão... mas pro Senhor fazer de mim uma grande nação, não pode ser aqui mesmo... tem que me tirar da minha casa, do meu conforto, do vinculo do meus amigos? Você tem que deixar a minha vida do perna pro ar, não pode fazer de mim uma grande nação aqui mesmo?

Preciso de mais informação Senhor, falei com a Sara e ela quer saber mais, que tipo de roupa ela leva pra frio ou calor, pra onde estamos indo, quanto a gente vai gastar nesta viagem, que sacrifício a gente vai ter que fazer, que mudanças vamos ter que ter como família...

E Deus é econômico nas palavras "vem comigo eu te mostro no caminho... "vai andando que vou revelando",  mas não tem como mostrar no mapa o ponto de chegada e Deus diz: para de perguntar só vem comigo... Deus eu preciso de mais informação...Deus sabe que precisamos o problema é nós, porque não sabemos o porque de precisar tanto delas... 2 suspeitas.

Primeira delas é que nós somos viciados em controle, nós não queremos ficar na dependência ninguém, não queremos depender de outras consciências, não queremos abrir mão da nossa autonomia, quem decide a minha vida sou eu, e é por isso que eu quero saber pra onde eu vou, eu quero escolher, eu posso até seguir alguém mas eu preciso saber para onde estou indo, viciado em controle e por isso temos dificuldade de obedecer a Deus. Eu quero afirmar a minha competência, eu quero afirmar a minha dignidade,  são os meus planos. Nós somos viciados no controle e tudo que foge desse controle ficamos temerários.

* O Segundo: O que é que nós podemos esperar se nós somos viciados em controle? A certeza nós queremos saber exatamente o que vai acontecer, essa viagem será bem sucedida? Vai dar certo? Vai valer a pena?

 A pastor nem todo mundo é assim? Nem todo mundo é assim na pratica, na diligencia, mas é no seu interior. Por exemplo, tem gente que é atirada, que não programa nada, vive na filosofia da vida "deixa a vida me levar leva eu", mas a noite quando pensa no futuro coloca a cabeça no travesseiro não dorme direito porque fica pensando e se não der certo... O que será do amanhã? O fato é que todos nós queremos certezas e queremos garantias e mais nós queremos explicações lógicas para as coisas.. porque estamos indo, porque está acontecendo isso com agente, porque é necessário essa mudança.

E nós somos também mimados e melindrosos, porque nós temos planos, nós temos expectativas para um futuro imaginário e quando por alguma razão, imprevisto isso não dá certo e não sai conforme imaginamos, achamos que Deus não nos ama, ele se esqueceu de mim, Ele esta me castigando...eu devo ter atirado pedra cruz, eu devo ter vendido pão de queijo no dia da multiplicação dos pães... alguma coisa eu fiz... Esse é o mix que nos compõe... A necessidade de controle, a necessidade de garantia e de certeza, a necessidade de explicações logicas de uma expectativa de futuro conforme sonhamos é o que nos tira o sono é que atrapalha a nossa vida e prejudica a nossa fé.

Deus chega na vida de Abraão e interfere e tira de Abraão completamente o controle e  não dá a Abraão muita explicação se é que deu alguma Ele diz: " Abraão sai da terra da tua parentela e vem comigo para uma terra que eu vou te mostrar"

Deus interfere na vida de Abraão e não dá garantias de um futuro, vem comigo.... Por quanto tempo? Vem comigo... E mais Deus fura a agenda de Abraão. "sai da sua terra e da sua parentela e vem pra terra que vou lhe mostrar".

 Ele convida-o a se entregar a uma vulnerabilidade total...porque quem não sabe a onde que é, o que vai encontrar lá, e quanto tempo levará essa jornada esta dependente de quem? De quem o levou nesta jornada.

Abraão o seu controle acabou.... Aqui na sua terra você conhecia a região, conhecia todos os seus empregados, toda a rotina... Agora o seu controle acabou nós vamos para um outro lugar. Aqui você estava no controle, você estava acomodado na zona de conforto sabia todas as histórias sabia todas as respostas, mas agora acabou você vai aprender a conviver com as perguntas...

É claro meus irmãos que Deus não vai aparecer pra você e dizer olha largue tudo e faça isso, mas tenho certeza que todos nós já nos sentimos como Abraão sem controle da situação, cheio de perguntas não respondidas. Eu mesmo já passei situações em minha vida onde perdi completamente o controle e o meu futuro imaginário estava completamente destruído, o plano A já era o B o C tudo ta de ponta cabeça...

 Nós podemos sim nos identificar com esse momento da vida de Abraão, onde reconhecemos que não temos mais o que fazer, foi tirado o controle de nossas mãos, a vida se encarrega de fazer-nos experimentar isso. É uma doença grave que aparece no melhor momento de sua vida e você percebe que não pode fazer nada, é o fim de um casamento de tantos anos você não quer, mas a outra parte já pediu o divorcio... É o nascimento de um filho não programado que vai mudar tudo que você havia planejado... É a resposta dura e direta do medico lhe informando que você não esta gravida do filho tão esperado. É seu filhinho que nasceu morto e você já não sabe mais o que fazer com as coisinhas que tinha comprado. As perdas... As pessoas que perdemos, os contratos que não foram assinados. tudo isso nos tira o controle.

Mas pensando positivamente também perdemos o controle com coisas boas, quando aquela promoção tão esperada sai, quando você convida aquela pessoa pra sair e ela diz sim "o que me belisca", quando você se inscreveu pra aquela vaga e foi escolhido, a gente perde o controle da situação, a gente cai na vulnerabilidade de respostas e explicações e a gente vê que estávamos indo em uma direção, mas ela foi mudada completamente... Nossa vida vira de cabeça pra baixo.

O que é a fé? Fé é quando temos essa experiência da vida sem as rédeas nas mãos e a gente perde a ilusão que controla alguma coisa neste universo, neste mundo inclusive a nossa vida. Perdeu o controle você pensava que controlava e você descobre que não controla.

Fé é a experiência possível quando as nossas lógicas, as nossas explicações, as nossas certezas não dão mais conta de nos sustentar na nova situação que agente se encontra, quando a gente não sabe o que esta acontecendo, porque esta acontecendo e o que vai acontecer. Fé é a experiência que nos é possível quando o futuro que tínhamos imaginado desmorona e aquele sonho que tínhamos desaparece e vira uma nuvem de fumaça e a gente cai em um vazio e cai de cara em um outro cenário que não necessariamente nos agrada. Quando a gente perde o controle, as certezas, as respostas, quando a gente perde o rumo na vida, quando ficamos sem chão, ai é a hora da fé. Fé colocar-se nas mão de Deus e dizer a ele o seguinte " Deus, eu não controlo nada, me perdoe a minha pretensão e me perdoe o tempo que eu julgava que controlava alguma coisa, Deus eu não estou entendendo nada, Deus eu não sei o que fazer, eu não sei a onde ir, eu não sei se devo ir para a direita ou para a esquerda. Fé é se colocar nas mãos de Deus e dizer a Ele " o que eu imaginava de meu futuro não vai se realizar, mas eu me entrego aos seus cuidados e eu me coloco em suas mãos. Seja feita a tua vontade. Fé e esta confiança no amor e no cuidado de Deus apesar da nossa absoluta falta de controle e falta de resposta e apesar de nossos sonhos e perspectiva de futuro estarem desmoronando...

Se você conseguir dormir em um dia a sim, você é uma pessoa de fé... Se você consegue dormir sem certezas ou respostas você é uma pessoa de fé. Se você vê o seu castelo, seus sonhos desmoronando e você diz assim bom "Deus sabe de todas as coisas, o Senhor deu, o Senhor Tomou louvado seja Deus" você é uma pessoa de Fé... Você é uma pessoa de fé?

Aqui somos tudo pessoa de Igreja... mas ser pessoa de fé é uma coisa totalmente diferente...

Agora uma questão muito importante que precisamos tomar cuidado é que algumas pessoas podem pensar... "bom se eu não tenho controle de nada, não tenho certeza, o futuro não depende de mim, então não adianta planejar o meu futuro, não adianta eu orar..." é assim então? Nãooo.....

Faça planos, tome decisões mas antes de fazer isso diga pra Deus "Deus eu sei que não controlo a minha vida, eu sei que não tem explicação pra tudo, eu sei que o futuro esta aberto, mas no exercício da responsabilidade de viver que  o Senhor meu concedeu eu estou tomando uma a decisão de ir pra lá e se estou indo pra lá toda via seja afeita a tua vontade e não a minha vontade."  É isso que Tiago nos ensina fazer

Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".
Tiago 4:13-15

Faça seus planos, tome as suas providencias levante-se e vá, todavia diga a Deus não seja a minha vontade, mas a tua vontadeA minha vida esta em tuas mãos eu não a controlo, e o futuro esta em aberto, eu não tenho garantias de nada, mas no melhor de minha consciência eu digo ao Senhor Fiz tudo que podia, e devia e a melhor decisão que eu consigo tomar nestas circunstancias é essa daqui eu vou... todavia seja feita a sua vontade.

Porque esse é o conselho de Deus a Abraão em Gn 17.1 Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. Gênesis 17:1

Gosto de pensar que Abraão fez muitas perguntas pra Deus... Senhor vou sozinho primeiro depois busco a Sara ou vamos todo mundo junto, preciso levar comida ou Senhor vai mandar um corvo como é que vai ser isso? Deus diz: para de perguntar Abraão anda em minha presença e sê perfeito. Ser perfeito evidentemente não significa ser sem pecado. Ser perfeito significa ser integro, ser verdadeiro, ser autentico, não dar desculpa pra nada, não racionalizar nada.  Ser perfeito significa ser inteiro diante de Deus, "seja honesto Abraão anda comigo seja honesto porque vou guiar você vou conduzir você".

O que é andar na presença de Deus e ser perfeito? É chegar no fim do dia e dizer Deus, o Senhor sabe que hoje eu fiz de tudo para viver com dignidade em tua presença, a minha vida é tua, o Senhor põe , o Senhor dispõe eu to com a minha consciência tranquila e eu te agradeço pelo dia que vivi e eu vou dormir agora debaixo do seu cuidado porque é debaixo do  seu cuidado que eu vivo.

 Isso é andar na presença de Deus e ser perfeito. Mas andar na presença de Deus e ser perfeito é chegar na presença de Deus e dizer " Deus o Senhor viu que hoje eu deixei a desejar, que hoje eu fui mau, que eu fiz de novo aquilo que te disse que não ia fazer, que falei coisa que não devia, o senhor sabe que aquela decisão que tomei foi covarde, Deus o Senhor sabe que eu sabia o que devia fazer mas eu não tive coragem de fazer o senhor sabe... e Deus vai dizer assim... Sim eu sei de tudo, e eu me agrado muito de saber que você também sabe e eu me agrado muito de saber que você não varre nada que esta na sua alma para debaixo do tapete, e eu me agrado e tenho muita alegria de ouvir sua oração honesta e integra perfeita diante de mim.

Isso é andar na presença de Deus, isso é ser uma pessoa de Fé. É dizer pra Deus... Deus nós  somos o povo da fé e Deus diz que é esse povo da fé? É povo que sabe que não controla a sua vida, é povo que sabe que não tem explicação pra tudo, é povo que sabe que não pode ter a certeza de tudo.

Nós somos o pessoal que tem mais perguntas do que respostas Nós somos o pessoal quem descobriu que é vulnerável, que sabe que não tem garantias do Futuro. Mas nós somos o pessoal que sabe que depende de ti, que sabe que tu és bom tu és bom, que tua misericórdia dura para sempre, nós somos... nós estamos aqui com a nossa consciência limpa diante de ti  que Estamos fazendo o melhor que a gente pode e a gente sabe que o melhor que a gente pode não é tudo que o Senhor espera de nós. É o povo que sabe que Qualquer que seja o nosso amanhã, descansaremos na vida e no Cuidado de Deus pela fé... Isso é fé... pura e simples... você possui essa fé.

 Ceia do senhor

E nesse momento quero que você volte sua atenção a essa mesa, a palavra de Deus diz: Deus prova seu amor para conosco Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores. Rm5.8.... talvez você não se sinta digno de participar desta mesa.. E diga pra Deus "Deus eu não sou uma pessoa sem pecado ele vai dizer, eu sei...eu sempre soube disso...eu me entreguei por você mesmo antes de você me conhecer eu te amo... venha a mim...

Ed René Kivitz


Áudio: https://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-04102015/

 

Cristianismo abstrato


Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho Gálatas 1:6

Queridos semana passada tratamos de um assunto muito importante para a sobrevivência de uma fé pura e simples, uma fé pura e simples que é vivenciada somente através da palavra de Deus. Uma fé baseada nas boas novas de Jesus Cristo que rechaça a mentalidade pagã, de causa e efeito, de Justiça retributiva, de obrigações e expectativas. Nós vimos semana passada que o Cristianismo supera a religião porque a religião se pauta em ritos e praticas em quanto o cristianismo se fundamenta no relacionamento com Cristo Jesus.

O tema desta noite é fruto da reflexão da semana passada, pois quero nessa noite descaracterizar o falso cristianismo vivido por muitos nestes dias. E digo falso por que a tantos evangelhos e tantos cristianismos hoje principalmente em nosso pais, que se faz necessário distingui-los. Aqui neste texto o apostolo Paulo lamenta profundamente e adverte a igreja da Galácia por ela ter abandonado o evangelho da graça de Deus e seguido um "outro evangelho". O apostolo Paulo chega a dizer Maldito seja, amaldiçoado seja aquele que prega um "outro evangelho".

De modo que a gente fica perguntando onde esta o verdadeiro evangelho? E creio que existe sim um verdadeiro evangelho. Agora onde estão os falsos evangelho, onde se encontra os outros evangelhos? quais são eles? Como eles se caracterizam? Muitas vezes ficamos procurando e dizendo a verdadeiro evangelho é dos batistas, é dos presbiterianos, é dos Assembleanos e o falso evangelho é da Universal, é da Mundial; ah o verdadeiro evangelho é dos pentecostais o falso é dos tradicionais. E a gente vai tentando dizer este é certo e este é errado. Mas se agente parar pra prestar atenção existe um falso evangelho que não é privilegio de ninguém ou é mazela de todo mundo. Que é o evangelho do cristianismo abstrato, talvez esse seja uma dos mais populares falso evangelho que temos convivido hoje e com certeza um dos mais perniciosos para a igreja de Jesus Cristo.

Quero queridos iniciar mostrando essa tela ou quadro com uma pintura Abstrata, essa imagem é uma pintura de Jackson Pollock(Paul Jackson Pollock foi um pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato.)  o que ela diz pra você?

Bom para olhos bem treinados e sabedores isso é uma arte, com certeza para Jackson ela significa ou representa algo. Mas para pessoas comuns como eu, ela não passa de rabiscos e um emaranhado de pontos. Para os leigos a arte abstrata tem muita expressão e pouco significado lógico. E o que me parece é que o cristianismo que se tem vivido hoje é um cristianismo abstrato, ou seja, de muita expressão Gospel e pouco significado espiritual. De muito ritualismo e pouca intimidade, de muita moralidade e pouco amor. De muito sacrifício de muita obra e pouca fé...

Abstrato adj. que não se prende à representação da realidade tangível. Em outras palavras: abstrato é aquilo que não se pega, não se vê, e não tem cheiro nem gosto. E é exatamente assim que muitos irmãos se encontram presos a esse cristianismo abstrato. Um cristianismo feito por ensinos de falsos profetas e mestres. Um cristianismo onde as pessoas são entregues a sua própria ignorância por falta de conhecimento da verdade da palavra de Deus...

 Quinta feira passada conversando com um amigo conversando sobre alimentação, sobre a maneira que é feito as coisas, ele disse a "ignorância é uma benção" neste caso... também acho se você souber de que maneira e como é feito certos alimentos você não come nada...(pastel) mas neste sentido da palavra a Ignorância é uma maldição, que impede o amadurecimento do crente, que impede o crescimento do crente.

Pois bem, vamos lá então ver o que é esse Cristianismo Abstrato:

1. Cristianismo abstrato é aquele de quem acredita nas realidades espirituais, mas não interage com elas. Por exemplo, acreditar em Deus pode ser o mesmo que acreditar na existência de Barak Obama sem nunca ter apertado sua mão, ou na existência da Austrália e no Amazonas sem nunca ter visitado o país ou navegado as águas do rio. Ter conhecimento sobre, não altera a experiência pessoal, não gera mudança alguma na minha vida, porque eu não estou interagindo com essas realidades, eu nunca fui na Austrália e mesmo que um dia eu vá para o EUA dificilmente serei recebido pelo Obama.. Isto é, "acreditar na existência de" é diferente de "se relacionar com". O cristianismo abstrato é um cristianismo de Quem acredita na existência de Deus, mas não se deixa afetar por Ele.

Esse é um cristianismo que não tem vantagem alguma sobre o diabo, que também acredita que Deus existe. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Tiago 2:19. Esse cristianismo tem gerado uma multidão que crê em Deus apenas com sua mente, com o seu raciocínio, e não com o coração. Tem muita gente que diz que crê em Deus e acha que isto basta. Apenas dizer que crê não é suficiente queridos é preciso experimenta-lo, é preciso interagir....

Por exemplo: você acredita que existe demônios, espíritos imundos, malignos? Se você acredita você considera a possibilidade que esses demônios lutam para destruir a sua vida, a sua família, que eles afetam seu casamento, atacam seus filhos, que eles interferem na sua maneira de pensar de sentir, que eles se colocam contra os seus interesses para tentar prejudicar você, que eles atiram setas malignas contra o seu coração para tentar derrota-lo, que eles empurram você para determinadas situações, eles constroem armadilhas pra você cair, eles estão preocupados em destruir você, a sua comunidade, e as pessoas?

Você acredita? Tá e o que você faz em posse dessa informação, o que você faz? Como é que você se relaciona com essa realidade. Porque acreditar sem interagir com aquilo que cremos torna o fundamento do abstrato.

Mc3.27 De fato, ninguém pode entrar na casa do homem forte e furtar dali os seus bens, sem que primeiro o amarre. Só depois conseguirá saquear a casa dele.

Esse cristianismo abstrato é um cristianismo apenas de informação é talvez o mesmo cristianismo que Jó exercia no início de sua caminhada ele disse: "antes te conhecia de ouvir falar", um cristianismos que só ouve, sabe que é, mas não experimenta.

Queridos esta na hora de da um basta neste cristianismo abstrato. O próprio jó teve uma mudança em sua vida, porque logo após ele disse: "Mas agora meus olhos te veem" agora eu interajo com essa realidade.

2. Cristianismo abstrato é aquele baseado em ritualismo litúrgico, sem afeto: "Esse povo faz um grande show, dizendo as coisas certas, mas o coração deles não está nem aí para o que dizem. Fazem de conta que me adoram, mas é tudo encenação", reclama Deus pela boca do profeta Isaías (29.13 – A Mensagem) – espiritualidade sem lágrimas, culto sem paixão, devoção mecânica, rituais automatizados e bailado de bonecos.

Cristianismo frio que não nos muda, não nos conscientiza, ou melhor, que nos conscientiza mas não nos deixa mudar, cristianismo que fica dentro das quatro paredes apenas, não olha para fora, que supervaloriza o moralismo em detrimento do engajamento social. Para esse cristianismo abstrato o conceito de vida piedosa fica restrito aos pecados íntimos, notadamente relacionados com sexo, considerando os pecados estruturais e sociais, como a pobreza, a injustiça e a corrupção, coisa de menor importância. Os moralistas se escandalizam mais facilmente com homossexuais andando de mãos dadas nas ruas de São José do que com mendigos embriagados estirados nas calçadas.

Pastor você acha que homossexualismo é pecado? Claro que acho, não esta de acordo com a Natureza criada por Deus. Como também acho que é pecado desfazer da pessoa do homossexual e maltrata-los ou repudia-los de não querer recebê-los em nossa comunidade. Mas o que estou dizendo, é que maior pecado é ficar indiferente aos gritos de socorro dos marginalizados. Os moralistas se escandalizam mais facilmente com as prostitutas do que com a situação daquela criança que deveria estar na escola ou brincando de boneca, mas não pode porque tem que estar nos sinaleiros pedindo esmola para que sua família tenha que comer.  Esse é Cristianismo abstrato é aquele que proclama a expectativa do céu sem a consequente convocação para a responsabilidade social.

Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? "O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'. Mt25.37-40

 3. Cristianismo é abstrato quando é o cristianismo do eu e não sabe pronunciar o nós. É o cristianismo fundamentado no "eu" sem "nós". Tem gente que confunde pessoalidade (O Senhor é o meu pastor) com individualismo (O pão é nosso, não apenas meu) não existe cristianismo de uma pessoa só. O próprio Deus se relaciona na trindade.

Igreja é gente, não dá pra você ser cristão na sua sala diante de uma tela de computador, igreja é povo... tem que ter relação, tem que ter ajuntamento pra você perceber o vento passando no ajuntamento, tem que ter troca de olhares, tem que ter abraços, tem que ter gente legal, tem que ter gente chata pra você aprender tolerar, porque olha pra participar de igreja o sujeito tem que ser muito crente por que não é fácil, se não for crente não aguenta a igreja. Bruce sheler disse o seguinte..."a igreja é que nem arca de Noé, se não fosse a tempestade do lado fora, ninguém ia aguentar o fedor do lado de dentro" a igreja é esse lugar, mas é a arca e temos que estar na arca.

Tem que ter gente pra gente pedir oração, tem que ter gente pra nos ensinar ler a bíblia, tem que ter gente pra nos exortar, pra nos animar, pra nos visitar... não existe "Cristo sim... e igreja não". Mas nesse Cristianismo abstrato prevalece as questões de foro íntimo sem satisfações comunitárias. Na minha vida mando eu...

Exemplo: Chega em casa 4 horas da manhã e a tua mulher te pergunta. Onde é que você estava? E você diz isso é questão de fórum intimo... faça isso pra ver o que acontece com você?

Cristianismo abstrato é esse cristianismo que acha que não deve dar satisfação a comunidade, ele possuiu uma fé sem dimensões públicas, com ênfase exagerada em privacidade e preservação da        intimidade, esse cristianismo negligencia o fato de que "somos membros uns dos outros, e quando um membro do corpo sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele" (1Coríntios 12.26).

4. Cristianismo abstrato é aquele onde a religião está separada da vida. O mundo é dividido entre religioso e secular: de um lado ficam os santos redimidos pelo sangue do Cordeiro e do outro os pagãos que marcham céleres para o inferno. A igreja deixa de ser sal da terra e passa a ser "sal no saleiro". É o Cristianismo onde a religião é à lá carte, sem sujeição à autoridade da revelação de Deus, que conhecemos como Bíblia. Quando cada um escolhe o que crer, de acordo com sua própria lógica e suposto bom senso, a mensagem cristã acaba sendo transformada num mix barato de folclore popular, filosofia em gotas, misticismo pagão e autoajuda espiritualista.

5. Cristianismo abstrato é aquele tem um Deus de invocação e outros muitos de devoção. Tem muita gente que invoca o Deus é pai de nosso senhor Jesus Cristo em suas orações, mas toma decisões no dia-a-dia e organiza a vida ao redor do dinheiro, invoca o Deus é pai de nosso senhor Jesus Cristo em suas orações, mas toma decisões baseada no prazer pessoal, na família, de um romance, da carreira profissional ou de qualquer outra pseudo sutil divindade idolátrica.

Esse tempo atrás assisti um documentário onde os traficantes com as armas em punho estava agradecendo a Deus e pedindo proteção para o  assalto que eles iam fazer.. cristianismo abstrato. Invocam a Deus, mas a devoção esta em outro... no youtube você vai encontrar uns corruptos agradecendo a Deus pelo dinheiro recebido. É igual aquela historia que uma irmã pediu pra dar um testemunho na igreja e ela contou toda feliz que foi na padaria com 5 reais comprar pão e na hora de devolver o troco o caixa se enganou de a ela 50 reais e ela saiu dali glorificando a Deus....

6. Cristianismo abstrato é aquele onde existe carisma sem caráter. Cristianismo espiritual auau. Muita profecia, muito exorcismo em nome de Jesus, mas sem submissão à vontade de Deus. Muita língua estranha que nem mesmo o Espírito Santo entende. No dia do juízo, muita gente cheia de carismas vai se espantar quando ouvir Jesus dizer, "Tudo o que vocês fizeram foi me usar para virar celebridades. Fora daqui" (Mateus 7.23 – A Mensagem).

Enfim queridos essas são algumas características do outro evangelho, do cristianismo abstrato  um cristianismo onde você não ouve ninguém, você não aprende com ninguém, você não pede perdão pra ninguém, você não volta atrás nunca. É cristianismo que você diz que serve a Deus mas quando perguntado quando foi a ultima vez que você serviu alguém ele responde  "eu sirvo a Deus e não as pessoas" é um cristianismo que não entende que servir as pessoas é servir a Deus.

Cristianismo abstrato é quando a gente fala muito de Deus, mas não se relaciona com o próximo, esse falso evangelho esse cristianismo falso, ele não esta na igreja do lado, nem no pregador da televisão, porque o cristianismo falso ele não esta numa pessoa ou num grupo religiosos, ele é uma ideia, ele é uma postura, ele é uma atitude, ele é um inequívoco da consciência, ele é uma distorção dos afetos, ele é um cativeiro da vontade e isto esta dentro da gente.

Ed René Kivitz

Áudio: https://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-27092015/


Cristianismo acima da Religião.

Texto: 1 Co 15.10

Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; 

 Queridos irmãos essa noite quero falar-lhes a respeito de um tema que tem falado muito comigo que é a constante tensão que o cristão sofre entre a espiritualidade versos a religião, entre o relacionamento com a pessoa de Jesus Cristo e o relacionamento com os dogmas e ritos da religião. Estamos vivendo um espirito de época onde as pessoas estão menos interessadas no que diz respeito a religião e mais interessadas em viver o que compreendemos ser uma espiritualidade.

No sentido comum o cristianismo é uma religião, na verdade faz parte das cinco grande religiões do mundo: Judaismo, Cristianismo, Budismo, Islamismo e Hinduísmo. Mas em um sentido mais técnico e mais profundo o Cristianismo observado sob perspectiva do evangelho de Jesus é possível perceber que o cristianismo deveria estar acima de toda religião, o cristianismo deveria ser a superação da religião, da lógica da religião.

O sociólogo venezuelano Otto Maduro, em seu livro "Religião" e "Luta de Classes", define religião como "conjunto de discursos e práticas, referente a seres anteriores ou superiores ao ambiente natural e social, em relação aos quais os fiéis desenvolvem uma relação de dependência e obrigação". A definição de Otto Maduro permite também perceber a lógica inerente ao fenômeno religioso: a "relação de obrigações e benefícios" com os "seres superiores". A religião se sustenta na lógica da justiça retributiva: o fiel cumpre suas obrigações e recebe a bênção; falha no cumprimento do que lhe compete no contrato com a divindade e em troca recebe o castigo e a maldição. Essa logica é muito comum no Antigo testamento no que diz respeito ao entendimento que ele tem de religião, onde se você servir a Deus e cultua-lo terá sua colheita abundante, sua família será protegida, você será cercado de bençãos divina devido a sua obediência. No entanto se você desobedecer e deixar Deus lado, ele jogara uma praga de gafanhotos em sua colheita que será destruída, os inimigos invadiram suas terras e matara sua família, e tudo o que você possui será destruído. Se você fizer isso será abençoado, se não fizer será amaldiçoado... é uma relação de contrato. Cumpra a sua parte, que cumprirei a minha se você não cumprir sua, não preciso também cumprir com minha palavra. Essa é a logica que Otto Madura define a religião, é um conjunto de crenças e ritos referente a seres superiores aos quais temos obrigações e uma expectativa de sermos beneficiados.

E infelizmente queridos irmãos é exatamente assim que muitas pessoas enxergam o cristianismo, como um relacionamento de causa e efeito. Eu venho pra igreja porque se não irei para inferno (só pra constar você pode estar aqui dentro há muitos anos e mesmo assim ir pro inferno), eu devolvo o dizimo se não serei amaldiçoado, eu busco a Deus e ele me cura da enfermidade mortal, eu oro e jejuo e ele em contra partida me da poder e Dons... A nossa mentalidade cristã está inundada desse conceito pagão de cristandade de causa e efeito de justiça retributíva. Alias muitas igreja hoje descaradamente ensinam através da justiça retributíva um sistema sacrificial.

Para afastar a ira de Deus faça algo compensatório, sacrifício compensatório. De algo a ele em troca... Parceiro de Deus...Era exatamente o pensamentos dos fariseus hipócritas da época 'Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho'. Lucas 18:11,12

No entanto queridos irmãos Cristianismo na perspectiva das boas novas, do evangelho de Jesus Cristo é outra coisa que não tem nada haver com essa religião. Embora tenha suas doutrinas e afirmações dogmáticas, a essência do evangelho é o relacionamento com uma pessoa – Jesus Cristo –, e não com um "conjunto de crenças" racional e cartesianamente organizado: "Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (Jo 17.3).

Quando colocamos a Cruz de Cristo sob esse conceito de religião, esse conceito se esvazia por completo, pois só podemos se aproximar da presença de Jesus através de seu sacrifício na cruz e não através de causa e efeito, de sacrifício retributivo. E é por isso que os ritos, as praticar litúrgicas e a sua postura cristã por mais puritana que seja, não é uma moeda de troca, para que com ela você consiga trocar por algo que quer de Deus... Porque não? Porque sabemos que o evangelho extrapola absolutamente o cerimonialismo religioso e torna obsoleto o embate a  * respeito de onde e como adorar a Deus, pois "Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" (Jo 4.24). A adoração legítima e autêntica é a consagração da vida como "sacrifício vivo, santo e agradável a Deus" (Rm 12.1) 

O  cristiniamos sob a perspectiva do evangelho  Jesus Cristo é a superação da religião. Não é adesão a dogmas, mas relação mística com o Deus revelado em Jesus de Nazaré; não é celebrado em ritos, mas na dinâmica do Espírito que faz da vida toda uma festa para a glória de Deus; não se restringe à observação de regras comportamentais, mas se estabelece a partir de uma profunda transformação do ser humano, que é arrancado de si mesmo na direção de seu próximo em amor. Porque Jesus disse: Aquele que me ama, ama seu irmão.

O Cristianismo na perspectiva do evangelho de Jesus Cristo é a superação das relações de mérito (justiça retributiva) e dos sistemas sacrificiais. Jesus é "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1.29), e inaugura uma nova dimensão de relação entre Deus e os homens, não mais baseada no mérito e nem nos deméritos, mas na sua graça, e no seu desejo de abençoar tantos "bons e maus, justos e injustos", pois "Deus é amor" (1Jo 4.8). Aquele que se apropria do evangelho sabe que "Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós", também "nos dará juntamente com ele, pela graça, todas as coisas" (Rm 8.32), e desfruta a liberdade e a paz com Deus e a paz de Deus (Rm 5.1; 8.1), pois "o amor lança fora todo o medo" (1Jo 4.18).

Nós não nos relacionamos mais com Deus na causa e efeito, pelo menos não deveríamos mais. Não somos abençoados porque cumprimos as regras da religião, somos abençoados porque estamos em Cristo Jesus. Se formos infiéis ele ainda permanecera fiel. Essa é a diferença entre o contato e a aliança.

No contrato quando uma das partes quebra sua responsabilidade contratada automaticamente libera a outra parte de cumprir sua responsabilidade com o outro. Na aliança a infidelidade de um, não justifica aquebra e o empenho da o palavra do outro. Ele continua sendo fiel. É o que vemos na parábola do filho pródigo... a infidelidade do filho não quebrou a aliança de amor que o pai tinha com ele e a despeito de tudo que o filho havia aprontado, o pai o recebe de braços abertos... isso é aliança e é este tipo de relacionamento que Deus tem contigo... e quer ter com você. Entretanto queridos irmãos apesar dessa aliança ser firmada por Cristo, parece-me que nos dias de hoje os cristãos preferem viver um relacionamento de contrato, de causa e efeito, de uma mentalidade pagã sacrificial. E o efeito disso é o desenvolvimento de uma postura religiosa, farisaica e porque não falar hipócrita. Jesus combateu ardorosamente a hipocrisia, ele falou do Pastor e do musico do louvor que passaram sem ajudar aquele moço que havia sido assaltado e espancado e estava caído a beira do caminho, ele falou sobre os fermentos dos religiosos, ele criticou inúmeras vezes as praticas religiosas judaicas. principalmente a questão do guardar o sábado, pois ele curava no sábado e os religiosos queriam matá-lo pois ele estava infligindo uma regra, um rito, uma tradição.

E ainda hoje ele combate essas mesmas praticas na vida daqueles que tomam o seu nome, mas vivem de forma dissoluta como que se Ele não existisse ou como se ele não viesse julgar a sua igreja. Nós não somos adoradores de Deus a partir de ritos, a onde devemos adorar neste monte ou em Jerusalém? Com vela ou sem vela? E Jesus responde que devemos adora-lo em espirito e em verdade, é no coração que prestamos a verdadeira adoração. O apostolo Paulo. diz: falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, Efésios 5:19

Essa verdade os profeta já havia nos ensinado. O Senhor diz: "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens. Isaías 29.13

Deus esta dizendo que o povo se aproximava dele com uma atitude hipócrita da boca pra fora e feita através de ritos e isso não O agrada. Irmãos a muita gente carola que Deus não gosta,  (cartunista Laerte, uma personagem Deus), porque em apocalipse Ele diz que prefere o frio ou o quente, mas o morno lhe causa anciãs.

Somos hipócritas quando condenamos os outros e não olhamos para as nossas vidas cheias de pecados, somos hipócritas quando entoamos cânticos a Deus que falam de coisas que nunca quisermos realmente experimentar, somos hipócritas quando levantamos nossas mãos em adoração santa quando elas na verdade estão cheias de pecados. Somos hipócritas quando fazemos escalas de pecado em nosso meio... pecados na área sexual são punidos com rigor excessivo em nossas igrejas enquanto empurramos para baixo do tapete pecados "menores" como a maledicência, a fofoca, a falta de amor, a gula, a ganancia, a soberba, demostramos menos rigor e mais paciência e compreensão, somos Hipócritas e por sermos hipócritas somos injustos...

E é por conta disso queridos irmãos que existe um fenômeno chamando desigrejados onde muitos tem preferido ficar longe desse circo da religião, é por conta disso que muitos querem vivenciar uma espiritualidade fora da religião... porque a religião mata e neste sentido concordo com o filósofo alemão Friedrich Nietzsche "Deus esta morto" esse não é o Deus que eu sirvo.

Religião sem relacionamento com Cristo produz a morte, produz o entorpecimento dos sentidos na palavra de KARL MARX – referiu-se à religião como "ópio para o povo". A religião que machuca, que frustra, que se tornou um peso.

Talvez alguém aqui se sinta assim, se pra você cristianismo significa em apenas vir a igreja, se pra você as coisas de Deus se tornou um peso, um aborrecimento, eu convido a você a fazer uma avaliação de sua vida e verificar se você esta comprometido com a religião ao invés de estar comprometido com a espiritualidade das boas novas de Cristo Jesus. Nós não fomos chamados para viver sob o peso da religião, nós fomos alcançado para viver sobe o regime da espiritualidade banhada pela Graça de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; 1co15.1. Devemos nos afastar de toda proposta de graça que enfraquece uma vida comprometida com Cristo, Sua igreja e missão. Jesus continua derramando graça à Jo 1.16: "Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça."

Não anule, não transforme em vã a graça de Deus derramada em  sua vida querido irmão. Não deixe que a religiosidade assuma o comando o leme de seu barco, combata isso.. como? "Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor." Romanos 12:11

Por confundir cristianismo com religião encontramos muitos irmãos desanimados, acomodados, frustrados, seguindo o curso da religião morta. É isso que você quer pra sua vida? É esse tipo de espiritualidade que lhe satisfaz?

O apóstolo Paulo nos orientando para que nunca nos falte ZELO. A palavra "ZELO" quer dizer dedicação ardente, paixão, cuidado, interesse. Em algumas versões diz "No zelo não sejais remissos". A palavra "REMISSO" também tem significados interessantes, ela significa: descuidado, frouxo, que tem menos intensidade; Ou seja, em outras palavras, Paulo nos diz: Não seja frouxo no seu cuidado para com Deus; Não tenha pouca intensidade em sua paixão; Seja cuidadosos para com seu interesse em Deus. O versículo então prossegue dizendo: "Sede fervorosos no Espírito, servindo ao Senhor."

Deus nestes dias vem me incomodando muito quanto a viver esse versículo, e de como tem faltado o fervor na vida das pessoas. E a falta desse fervor tira a alegria de Cristo de nosso coração, faz com que nós tiremos nossos olhos daquilo que importa, e coloquemos nosso entusiasmo em coisas relacionadas a alegria da criatura, e não a alegria do Criador. O quanto fervorosos temos sido? Qual tem sido a nossa intensidade no conhecimento pela sua verdade, que é a sua palavra?

Que possamos ser fervorosos no espírito, por dentro, pois o que queima por dentro faz a diferença por fora, quanto maior for o nosso interesse, mais liberdade para agir e falar o Senhor terá em nossos cultos. Mais ouviremos, mais provaremos dEle.


Ed René Kivitz


Áudio: https://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-20092015/